O magnata Donald Trump voltou a insistir na quarta-feira, no terceiro debate televisivo entre os aspirantes republicanos à Casa Branca, na ideia de erigir um muro na fronteira com o México, proposta que lhe valeu duros ataques de rivais como Jeb Bush e John Kasich. “Vamos construir um muro (…). Vamos deixar que as pessoas entrem, mas que entrem legalmente”, afirmou Trump durante o debate transmitido pela CNBC que teve lugar em Boulder, no Colorado.

“E o México vai pagar pelo muro. O povo mexicano agrada-me, respeito os líderes mexicanos, que são muito mais astutos e inteligentes que os nossos”, disse o aspirante a candidato presidencial nos EUA, defendendo que um “político” tradicional não conseguiria que o México pagasse esse muro, mas que ele poderá fazê-lo.

Kasich, governador do Ohio, questionou várias das propostas de Trump, incluindo a sua iniciativa de deportar todos os imigrantes indocumentados no caso de chegar à Casa Branca. “Vamos tirar dez milhões de norte-americanos, dez milhões de pessoas, do país, deixando os seus filhos aqui e dividindo famílias?”, perguntou.

“Temos de despertar. Não podemos eleger alguém que não sabe como fazer o trabalho”, comentou. Bush, ex-governador da Flórida, afirmou, na mesma linha, que a maioria dos republicanos “não acredita em muros”, mas ser preciso uma alternativa aos democratas de “esperança e otimismo”.

O debate da CNBC está pensado para una audiência mais limitada do que os anteriores, organizados pela CNN e Fox News, já que emite apenas para assinantes da televisão por cabo e centra-se na política económica, fiscal, emprego e inovação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR