agenda-outono-norte

6 de novembro de 1995. O grunge, que explodiu em Seattle no início da década de 90, estava no auge em Portugal e uma banda do Porto era exemplo da sua influência. Foi há 20 anos que os Blind Zero lançaram Trigger, o seu primeiro disco e, para celebrar a data, vão relembrá-lo num concerto especial este sábado, às 21h30, no Teatro Municipal de Bragança. Para ouvir “Recognize”, “Big Brother”, “Keeping in Wonder”, “More Than Ever” e “No Soul” basta pagar seis euros.

Durante um fim de semana de outono, Braga transforma-se na capital da música eletrónica, com Festival SemibreveEntre sexta-feira e domingo há 13 concertos de música eletrónica e 12 instalações de artes digitais para ver no Theatro Circo, GNRation e Casa Rolão. Logo a abrir, sexta-feira às 21h30, haverá uma lenda chamada Roedelius em palco, influência para artistas como David Bowie e Brian Eno, num concerto especial com os artistas portugueses André Gonçalves, José Alberto Gomes, Rui Dias e a artista visual Maria Mónica. O duo Dopplereffekt, Heatsick, Vessel e Takami Nakamoto, são alguns dos artistas que fazem parte do cartaz. Os passes de três dias já estão esgotados e os bilhetes diários também, mas ainda há alguns bilhetes para cada um dos três dias, válidos para os dois concertos diários da Sala Principal do Theatro Circo. Custam nove euros.

Sem planos para sexta-feira? Felizmente há Serralves ao Luar. A Fundação abre-se fora de horas, entre as 21h30 e as 23h00, para uma visita guiada pelos 18 hectares do Parque, onde se incluem os Bosques e a Mata, os Parterres, o Roseiral, o Lago Romântico. O Parque não é iluminado, pelo que a visita é feita apenas com a luminosidade natural da lua. Mas quem quiser pode levar uma lanterna. A entrada custa 10 euros e é gratuita para menores de 12 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

halloween reitoria porto

Miúdos e graúdos podem conhecer personagens famosos do cinema na Reitoria da Universidade do Porto

Nem todas as propostas de Halloween têm de meter os nervos em franja. A pensar em algo mais calmo e didático, a Reitoria da Universidade do Porto quer aliciar famílias com crianças dos quatro aos 14 anos a ir ao cinema com os monstros. Sábado, entre as 15h00 e as 19h00, miúdos e graúdos vão poder participar num conjunto de oficinas temáticas e entrar num cenário hollywoodesco, ao lado do Conde Drácula, Múmia, Lobisomem e Dr. Frankenstein. Os participantes mais pequenos (e também os maiores) poderão ir vestidos a rigor, embora não seja obrigatório. A participação de uma criança e do adulto acompanhante custa sete euros e é necessária inscrição.

Reserve o domingo para ver e ouvir Chan Marshall, mais conhecida no mundo da música como Cat Power. Depois de um concerto encurtado no festival Super Bock Super Rock de 2014, devido ao mau tempo e a atrasos da organização, no domingo, a partir das 21h00, o público vai poder ouvir no Hard Club, no Porto, as canções do último Sun, de 2012. Mas aguardam-se ansiosamente passagens por “Metal Heart”, “The Greatest” ou “Good Woman”. Os bilhetes custam 25 euros. Na véspera, Cat Power atua em Lisboa.

agenda-outono-centro

A peça “Os Jogadores“, do catalão Pau Miró, abriu a temporada dos Artistas Unidos, em Lisboa, e mostra-se esta sexta-feira, às 21h30, no Teatrão em Coimbra. Um “póquer de ases”, como lhe chamou o jornal El País, quando a peça estreou em Madrid, no ano passado. Nesta comédia ácida, as personagens de meia-idade perderam a esperança, o rumo, o trabalho e até o mundo que conheciam do passado. Buscam uma espécie de turbulência, urge lembrar o risco. Por cá, o elenco é constituído por Américo Silva, António Simão, João Meireles e Pedro Carraca. A encenação é de Jorge Silva Melo. Os bilhetes custam 10 euros, sujeitos aos habituais descontos.

Até domingo, 20 milhões de peças Lego podem ser vistas nas Caldas da Rainha, na exposição “Caldas Fan Event“. Os visitantes vão poder ver esculturas da Torre de Belém, do farol de Sintra ou de monumentos regionais e locais, como a estátua da Rainha D. Leonor, a igreja matriz ou a praça da fruta. Destaque para uma réplica da Fundação Champalimaud, em Lisboa, com 1,6 milhões de peças. A entrada custa três euros para os adultos e dois euros para crianças até aos 12 anos. Menores de cinco anos têm entrada livre.

A Leiria chega, esta sexta-feira e sábado, a 16.ª Festa do Cinema Francês. Ao todo há quatro filmes para ver: “”Gus, petit Oiseau, grand Voyage” (sexta-feira às 10h30), “Chante ton bac d’abord” (21h30), “Cerise” (sábado às 15h30) e “Lulu Femme Nue” (21h30). Os bilhetes custam 3,50 euros.

agenda-outono-sul

O Halloween está cada vez mais entranhado em Portugal e festas alusivas às bruxas, aos vampiros e aos zombies não faltam. Muitas destas figuras vão desfilar na Lisboa Halloween Parede e todos podem participar. A ideia é juntar bruxas, vampiros, feiticeiros, fantasmas ou lobisomens naquele que ambiciona ser o maior desfile de máscaras realizado no país. Para isso, são precisos milhares de participantes aptos a percorrer algumas das avenidas da capital na sexta-feira, a partir das 21h00, com partida da Avenida de Roma, junto à linha do comboio.

No ano passado, o Museu da Eletricidade, em Lisboa, decorou-se a rigor para a Noite de Halloween e organizou um jogo cluedo. Este ano, a decoração mantém-se mas o desafio é outro. O visitante é convidado a entrar no Museu e a conhecer os seus recantos através de um olhar fotográfico. Ao longo do percurso, vai começar a aperceber-se de que a Central Tejo poderá não ser uma central elétrica tal como imaginamos. Há sinais estranhos e alarmantes, adianta ao Observador a fundação. As portas abrem-se no sábado, às 21h00, e o convite é para crianças e adultos. A entrada é gratuita.

Os mais pequenos têm um espetáculo à sua medida no Teatro S. Luiz, em Lisboa, com o espetáculo de dança “Uma Luz Na Terra“. Sábado às 11h00 e domingo às 16h00, os bebés entre os 10 e os 24 meses vão poder andar no meio de imagens projetadas no chão, os objetos vão estar ao alcance da sua curiosidade tátil e as histórias vão ser contadas aos ouvidos e dançadas junto deles. A entrada custa três euros para as crianças e sete euros para os adultos acompanhantes.

O Misty Fest começa em beleza, com um concerto dos Iron & Wine em Lisboa. O formato em que Sam Bean se vai apresentar promete momentos especiais: a solo, com as canções mais aplaudidas do seu catálogo, todas em formato acústico. Podia ficar melhor? Para conferir este domingo, às 21h30, no Teatro Tivoli BBVA. Preços entre os 15 e os 25 euros.

Se na semana passada houve Mercado de Outono em Serralves, no Porto, este fim de semana é a vez do Mercado de Cascais receber a mesma ideia. Prepare-se para as castanhas, para a água-pé e para a jeropiga. E para os queijos, enchidos, vinhos, azeites, compotas, ervas aromáticas, chás e licores produzidos nas várias regiões de Portugal. O acesso é livre.

street fest

Um dos cabeças de cartaz do Street Fest, que este fim de semana se instala no Martim Moniz. ©www.facebook.com/streetfest.pt

Por falar em comida, à Praça do Martim Moniz, em Lisboa, regressa o Street Fest, o festival de comida que permite uma volta ao mundo gastronómica à boleia de várias carrinhas de sabores. Aberto sábado e domingo entre as 12h00 e as 22h00.

O Museu de Évora vai levar o público por uma viagem, às 11h00 e às 15h00 de sábado e domingo. Orientada por Margarida Mestre, a oficina Viajar no Museu propõe às famílias olhar sob uma “perspetiva criativa, participativa e divertida” para as obras de arte expostas no primeiro piso do Museu, que este ano comemora o seu centenário. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até sexta-feira.

No Algarve há vários eventos relacionados com o Halloween. O Le Club Santa Eulália, em Albufeira, por exemplo, decorou o espaço a rigor e recebe no sábado o DJ Mário Marques, para além dos DJs residentes Serginho & Pyro. Para os mais novos, uma ida ao Centro Ciência Viva, em Tavira, é uma boa opção. Entre as 17h00 e as 23h00 há várias atividades para aproveitar, começando com o workshop “gomas nojentas” e terminando com um “show de Ciência”. A entrada custa dois euros por criança e três euros por adulto.