(Artigo atualizado às 09:15 com mais desenvolvimentos)

Mais 22 pessoas morreram durante a madrugada em dois novos naufrágios ao largo da costa das ilhas de Kalimnos e Rodas, no Mar Egeu, e as autoridades desconhecem quantas estarão desaparecidas. Só nos últimos dois dias morreram quase 50 pessoas.

O naufrágio aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira, quando mais de 100 pessoas que viajavam numa embarcação de madeira proveniente da Turquia perto das ilhas de Kalimnos e Kalolimnos, enquanto outra embarcação se encontrava à deriva a norte da ilha de Rodes.

As operações de salvamento estão a ser dificultadas pelo mau tempo, em especial o vento forte que se faz sentir na região. 

Com o fim do verão, o número de emigrantes a tentar passar para a Europa tem aumentado, uma vez que o risco de fazer a travessia do mar Egeu com o mau tempo é maior. Nos últimos dias as autoridades gregas têm-se visto a braços com uma série de naufrágios. Só entre quarta-feira e a noite de quinta-feira dezassete pessoas morreram, das quais 12 crianças, e mais de 30 estavam ainda desaparecidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a guarda-costeira grega, o número de desaparecidos é incerto pois muitos dos migrantes viajavam sozinhos e o seu desaparecimento ainda não foi comunicado pelas famílias.

As buscas das autoridades gregas, com o apoio da União Europeia, continuam, depois de uma operação de resgate de grande dimensão ter conseguido salvar 274 pessoas no mar ao largo das ilhas gregas até quinta-feira, e pelo menos 138 na madrugada desta sexta-feira.

Outras 15 crianças estão atualmente hospitalizadas na ilha de Lesbos, e outras três foram transportadas de helicóptero para a unidade de cuidados intensivos do hospital de Atenas.

O fluxo de migrantes é de tal ordem que a guarda-costeira das várias ilhas gregas já pediu ajuda ao governo para lidar com a situação, por falta de meios.