A Polícia Marítima (PM) apreendeu mais de ​​​260 Kg de polvo e 16 kg de caranguejo verde (pesca proibida), pelas 9h00 desta sexta-feira, no concelho de Tavira, na sequência de uma missão que já durava há vários dias.

Cerca de 231 Kg de polvo com dimensões legais para venda — mas que não passou na Doca Pesca, como indica a lei — foi entregue em lota (valor reverte para o Estado), e os restantes 36,6 Kg, com tamanho ilegal, entregues a instituições de caridade social: “Já estava morto e optamos por doar. É pescado fresco”, explica o Comandante Fernandes Palma, Capitão do Porto de Tavira, ao Observador. Na operação, foram ainda intercetados 16.6 Kg de caranguejo verde, uma espécie protegida em Portugal: “A pesca é proibida, mas usam-no como isco. Estava vivo e foi devolvido ao mar”, esclarece.

pescado apreendido

O pescado ilegal foi apreendido já em terra, no sítio de Santa Luzia, em Tavira, na sequência de uma denúncia à PM. “Não foi descarregado em lota [na doca pesca], e não sabemos qual o destino. Monitorizávamos a embarcação há vários dias”, explica o Capitão do Porto.

Na missão estiveram envolvidos vários Agentes, apoiados por embarcações e viaturas do Comando Local da Polícia Marítima de Tavira. Aos pescadores e “indivíduos que os esperavam em terra” foram aplicadas contra-ordenações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR