Na passada sexta-feira, na cidade americana de Atlanta foi detida uma senhora já com alguma idade acusada de roubar uns brincos no valor dos 690 dólares (cerca de 630 euros). Mas o espanto apareceu quando esta mulher foi identificada — e as autoridades perceberam quem ela era.

Nome? Doris Payne. Idade? 85 anos. Profissão? Ladra de joias internacional, com uma carreira de mais 60 anos. E uma das mais famosas do mundo. Esta autêntica lenda do crime foi detida em Atlanta quando era procurada por um roubo ainda este ano de um anel de diamantes no valor de 33 mil dólares (30 mil euros). Mas a carreira de Doris é muito mais longa e tem muito mais para contar. De tal maneira que a polícia, sem perder mais tempo, colocou a lendária criminosa atrás das grades na passada terça-feira, avança o Telegraph.

A polícia de Atlanta teve até a necessidade de publicar um comunicado a explicar que Payne “é uma criminosa profissional que foi detida múltiplas vezes por roubar joias de alto calibre.”

Desde os anos 50, calcula-se que Doris tenha roubado um total de 2 milhões de dólares (cerca de 1.8 milhões de euros) em joias desde Nova Iorque a Paris e passando por Monte Carlo ou Tóquio. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como? O método era sempre semelhante. Transformando-se numa típica mulher de sucesso, Doris seduzia o funcionário com o seu charme e com o seu incrivelmente eficaz poder de manipulação. Depois pedia ao empregado para ver uma grande quantidade de peças para, a seguir, e como diz a própria, “fazer com que o funcionário esquecesse” tudo aquilo que estava de fora das montras. Por fim bastava colocar uma ou duas joias na mala e deixar a loja como se nada fosse. Foi assim durante décadas.

A fama desta mulher tornou-se de tal maneira grande que foi realizado um documentário sobre a sua história. Para além disso fala-se agora em Halle Berry para interpretar o papel da criminosa num filme. Aqui fica o trailer do documentário “A Vida e Crimes de Doris Payne”:

Não tenho remorsos. Porquê? Eu não matei ninguém. Nunca levei nada de que me arrependesse. Eu analiso bem e decido se é o que eu quero. E mantenho-o.” Doris Payne

Como é natural, com uma carreira tão longa, Doris foi acumulando mandados de captura, passaportes e outros documentos falsos e detenções policiais.

A detenção que ocorreu em Atlanta foi apenas a última. Mas é sinal de que, e apesar da idade, a criminosa não está disposta a entrar já na reforma.