O senador da Florida Marco Rubio já está a colher frutos da vitória no debate desta semana e ganhou um apoio que pode dar um novo fôlego à sua campanha para ganhar a nomeação do Partido Republicano para as eleições presidenciais norte-americanas do próximo ano: Paul Singer, o líder do ‘fundo-abutre’ que processou a Argentina e um dos investidores a processar o Banco de Portugal no caso do BES.

Numa carta enviada esta sexta-feira a dezenas de habituais patrocinadores das campanhas presidenciais republicanas, Paul Singer – um dos mais ricos e influentes doadores dos republicanos – defende que Marco Rubio é o único candidato capaz de “navegar o complexo processo das primárias e sair dele em posição de derrotar” Hillary Clinton nas eleições, diz a carta que foi publicada pelo jornal norte-americano New York Times.

A decisão de Paul Singer é, não só, uma vitória para Marco Rubio, mas especialmente uma derrota para Jeb Bush, o terceiro membro do clã Bush com ambições de ser presidente, depois do seu pai, George Bush, e do seu irmão, George W. Bush.

Jeb Bush tem sido alvo de muitas críticas devido ao fraco desempenho, em especial nos debates televisivos. No debate desta semana, organizado pela CNBC, Bush atacou Rubio, seu protegido, pedindo-lhe que se demitisse do cargo de senador porque estaria a faltar a várias votações para fazer campanha. Marco Rubio respondeu dizendo a Bush que compreendia que os seus consultores lhe tivessem dito que deveria atacá-lo para reanimar a sua campanha e que foi o próprio Bush que disse estar a fazer uma campanha ao estilo de John McCain, em 2008, mas John McCain também faltou a várias votações para fazer campanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A resposta de Marco Rubio foi considerada um dos momentos altos do debate, a favor de Marco Rubio. Jeb Bush, que acredita que ainda tem muito tempo para recuperar, tem visto o apoio nas sondagens descer e manter-se em apenas um dígito.

O apoio do chamado grupo dos milionários republicanos, onde se inclui Paul Singer, mas também o magnata Rupert Murdoch, é um dos mais importantes obstáculos a superar na corrida à presidência entre os candidatos republicanos. Nas eleições de 2012, Mitt Romney só conseguiu este apoio já na fase final das primárias, depois de Chris Christie, o governador da Nova Jérsia e agora candidato que serviu de intermediário, ter decidido não se candidatar.

Paul Singer é mais conhecido pela atuação dos seus fundos de investimento no período que se seguiu ao incumprimento da Argentina. O chamado ‘fundo-abutre’ de Paul Singer comprou dívida argentina já depois do anúncio do incumprimento a preço de saldo e colocou a Argentina em tribunal exigindo o pagamento por inteiro da dívida, com juros atrasados.

A guerra legal com a Argentina já levou à apreensão do avião presidencial argentino, de um navio escola argentino e de fundos num banco norte-americano que tinham como destino a compra de material cientifico para as universidades argentinas. Mais recentemente, o fundo conseguiu uma importante vitória em tribunal contra a Argentina, impedindo o país de fazer pagamentos aos credores que aceitaram reestruturar a dívida argentina que tinham comprado (e assim receber menos que o valor inicial), a menos que Buenos Aires pagasse por inteiro ao seu fundo e outros credores. Essa disputa levou a que a Argentina falhasse novamente pagamentos aos credores e fosse determinado o incumprimento da sua dívida.