Pelo menos 12 pessoas morreram este sábado num atentado perpetrado pelos rebeldes shebab contra um hotel na capital da Somália, Mogadíscio, declarou a polícia.

“Temos a informação de que causou 12 mortos”, disse Abdulrahid Dahir da polícia, indicando que “os atacantes fizeram explodir um carro armadilhado para abrir passagem e poder entrar no hotel” Sahafi que, ao contrário de outras unidades internacionais na cidade, tem um forte dispositivo de segurança.

Informações anteriores, divulgadas pelo canal de televisão Al-Jazeera — com base em testemunhas — e pela agência AFP, davam conta da ocorrência de duas explosões e de um tiroteio. Os shebab, filiados na rede terrorista Al-Qaida, reivindicaram a autoria do atentado contra o hotel Sahafi, popular nomeadamente entre membros do governo e empresários, indicando que estavam a lutar contra as forças de segurança.

“Os mujahedeen [combatentes] tomaram o controlo do hotel Sahafi onde apostatas e cristãos invasores ficam”, disse o porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab, em comunicado. “Eles estão a levar a cabo operações no interior do hotel depois da tomada”, acrescentou.

As tropas da União Africana, que combatem ao lado das forças governamentais, afirmaram, contudo, ter assumido o controlo do edifício depois de derrotarem os insurgentes islamitas. “As forças governamentais da Somália e a AMISOM [missão da União Africana na Somália] tomaram o controlo”, disse a força da UA, composta por 22 mil homens num breve comunicado, também citado pela agência AFP.

Os shebab, filiados na rede terrorista Al-Qaida, perpetraram no passado uma série de atentados contra hotéis de Mogadíscio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR