Num teste de matemática nos EUA foi feita uma questão aparentemente simples aos alunos: “Utilize a adição para resolver: 5×3”. Mas a resposta a este exercício e a respetiva correção estão a originar um grande debate nas redes sociais.

Tudo porque o aluno do 3º ano respondeu com a soma: 5+5+5, mas o professor responsável marcou a resposta como errada e escreveu a seguinte correção: 3+3+3+3+3.

A fotografia do teste está a circular globalmente pela internet:

Math grading today…

Há quem ache um erro a decisão do professor, destacando que o que interessa é o resultado. E há quem defende precisamente o contrário e diga que o professor está certíssimo, porque estava em causa o raciocínio e o que estava em causa era 5×3 (ou seja somar cinco vezes o número três).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas há mais. No exercício seguinte é pedido aos estudantes que desenhem uma matriz que mostre e resolva o cálculo 4×6. O aluno desenhou então seis linhas de quatro riscos como resposta. Tal como na questão anterior, esta também foi marcada como errada com o professor a desenhar, como resposta correta, quatro linhas com seis riscos cada uma.

Segundo o Telegraph, esta fotografia foi vista por mais de 2.9 milhões de pessoas na plataforma Imgur, e já levou o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos Estados Unidos a reagir afirmando que estes esperam “ensinar as crianças a resolver problemas e a pensar”.

Artigo corrigido às 16h30