A Google já nos habituou à comemoração de datas importantes através da criação de doodles animados. Esta segunda-feira homenageia o matemático britânico George Boole, através de um doodle especial que assinala a data do seu 200º aniversário, avança o Telegraph.

George Boole ficou conhecido pelo papel que a sua pesquisa desempenhou na revolução digital do século XX. O trabalho de Boole é amplamente citado, segundo a Time, face ao sistema de lógica elaborado pelo matemático que permitia condensar alguns pensamentos mais complexos em equações simples. A lógica ou álgebra booleana, diz o Telegraph, baseia-se numa teoria matemática que influenciou os sistemas binários utilizados nos circuitos elétricos e nos computadores e que está na base do próprio motor de busca da Google, segundo o El País. George Boole ficou conhecido, diz o Mirror, como o pai da era da informação, devido aos seus contributos para a ciência da computação.

O doodle animado desta segunda-feira representa as portas lógicas que são utilizadas na computação e que são derivadas das funções booleanas. Várias letras se vão ativando em momentos diferentes. Por exemplo quando o “x” e o “y” estão ambos ativados, o primeiro “g” e o segundo “o” acendem-se. A porta “XOR” ativa o primero “o” e é uma porta exclusiva, o que significa que só é ativada quando apenas e só o “x” ou o “y” são verdadeiros, explica o Telegraph. Esta é uma das lógicas embutidas na maioria dos dispositivos digitais atualmente.

George Boole nasceu e morreu nos finais do século XIX, com apenas 49 anos. Foi professor de matemática na University College Cork, na Irlanda, onde escreveu a sua obra mais famosa :”Uma investigação das Leis do Pensamento”. Os seus sucessos científicos permitiram que recebesse ainda a medalha de ouro de matemática pela Royal Society, em 1844.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR