Uma equipa de seis estudantes norte-americanos programou um jogo de realidade virtual, que recria os acontecimentos dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O jogo tem um objetivo: colocar os jogadores na pele de um trabalhador de escritório presente numa das torres gémeas – a torre norte. Chama-se 8:46, uma referência ao momento preciso em que o voo 11 da American Airlines, controlado por elementos do grupo terrorista al-Quaeda, embateu na Torre Norte do World Trade Center.

Muitos consideram a criação de um jogo que recria os ataques terroristas às Torres Gémeas uma ideia de mau gosto. Mas os programadores explicam a ideia: Anthony Craft, o diretor criativo da equipa, afirmou ao site Tech Insider que o jogo tem como objetivo “prestar homenagem às vítimas da experiência que moldou a nossa geração”. E que a sua equipa quis ser precisa na construção de cenários: “Trabalhámos com muitas referências, desde uma entrevista feita a um sobrevivente até aos planos dos andares, passando pelos trabalhos jornalísticos (…) [tudo] para sermos precisos sobre os eventos e as dinâmicas humanas das torres”, explicou.

Anthony Craft explicou ainda com mais detalhe a narrativa do jogo à Tech Insider:

Tal como na vida real, não consegues testemunhar o primeiro embate porque estás no lado sul da Torre Norte e o avião atingiu o lado norte [da mesma torre]. Consegues testemunhar o segundo embate na Torre Sul mais tarde.  [Mas] estando no 101º andar não consegues fugir do edifício (todas as escadas estão bloqueadas). [O jogo] acaba ou com o ecrã a ficar preto lentamente, o que representa [a] asfixia [da personagem], ou com o salto do jogador [pela janela]. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR