A dimensão atual do mercado dos videojogos é bem conhecida e movimenta mais dinheiro do que a indústria do cinema e da música juntas. Essa é apenas uma das razões que justifica um sem-número de eventos de maior e menor dimensão um pouco por todo o mundo. A comemorar a segunda edição, temos este fim de semana na FIL a Lisboa Games Week (LGW), fruto da reinvenção de um evento ligeiramente diferente, o MEO XL Party. E para falar sobre aquele que é o maior evento dos videojogos em Portugal convidámos Pedro Silveira, diretor da Lisboa Games Week, para uma conversa na redação do Observador.

[jwplatform ks3dzTib]

Após a Gamescom, que é o maior evento de videojogos da Europa, há uma sequência de feiras que incluem as Madrid e Paris Games Week (esta última decorreu a semana passada e vamos falar sobre ela aqui no Observador nos próximos dias). Esta série de feiras termina no nosso país, no início de novembro, com a Lisboa Games Week. E ainda que as grandes novidades sejam apresentadas em Paris, com a LGW surge a oportunidade inédita para o público português de poderem ter contacto com jogos que só serão lançados no próximo ano.

[jwplatform Iphgxrej]

À semelhança da primeira edição, também este ano os parceiros do evento trarão muitas das novidades de que já aqui falámos no Observador, o que inclui os muito esperados Star Wars Battlefront, Uncharted 4 e o dispositivo de Realidade Virtual da PlayStation. Após uma ausência bastante notada na LGW do ano anterior, a Nintendo vai marcar presença este ano com competições e com muitos jogos para toda a família, aproximando-se de outros eventos semelhantes no resto da Europa. Mas afinal, quais são as aspirações da organização da Lisboa Games Week?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 4fkDnRWN]

Mas a grande ausência tanto da Madrid Games Week como da “nossa” Lisboa Games Week é mesmo a Microsoft. Ainda que o domínio do mercado da PlayStation seja avassalador, e apesar da péssima decisão de lançar a nova consola — a Xbox One — com um ano de diferença em Portugal tenham ditado o seu futuro no mercado, nada faria esperar a ausência da gigante norte-americana de algumas das feiras, nomeadamente da portuguesa.

[jwplatform MTkFIbiT]

O mercado português de game development tem crescido consideravelmente. As muitas startups e demais empresas portuguesas que tentam a sorte neste mercado vão estar presentes, num espaço dedicado à indústria portuguesa e que estará acessível a todo o público.

[jwplatform pVFHGooW]

A Lisboa Games Week quer crescer, quer ser reconhecida, quer aprender de ano para ano as formas de melhor exibir um mercado gigante que cresce de dia para dia. Há muito para ver, visitar e desmistificar sobre os videojogos. A LGW é um evento para toda a família que decorrerá em Lisboa, na FIL, entre os dias 5 e 8 de novembro. O Observador e o Rubber Chicken farão uma cobertura atenta das novidades que serão anunciadas em Lisboa e dará conta das melhores promessas de videojogos para os próximos meses.

[jwplatform nDWyBWfJ]

Ricardo Correia, Rubber Chicken