A venda de automóveis ligeiros da Volkwagen em Portugal recuou 3,2% em outubro, face a igual mês do ano passado. Os dados da ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal) revelam que em termos acumulados, ou seja, nos primeiros dez meses do ano, o número de automóveis vendido pelo grupo alemão ainda está a crescer, 22,6%, em linha com a evolução positiva do mercado português.

No entanto, quando comparamos os dados de outubro com os de setembro, verifica-se uma inversão na evolução da VW cujas vendas cresceram 18,7% em setembro, face ao mesmo mês de 2014, mas agora registam um recuo. Outubro foi o primeiro mês completo depois de ter sido revelado o escândalo da manipulação de emissões por parte do construtor alemão. No entanto, outras marcas sofreram uma queda nas vendas mensais em outubro, como a Opel. 

Em sentido contrário, evoluíram as vendas das marcas alemãs de um segmento mais alto, sobretudo da Mercedes-Benz cujo número de ligeiros vendido disparou 40% em outubro, face a igual mês de 2014.

Até outubro, Volkswagen foi a terceira marca mais vendida em Portugal, a seguir à Renault e à Citroën, com uma quota de 7,8%, abaixo dos 9,4% referentes ao ano passado. 

As vendas de automóveis novos em Portugal, ligeiros e pesados, cresceram 16% nos primeiros dez meses do ano, com o mercado a mostrar sinais de desaceleração. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR