1. Lacoste X Peanuts

Snoopy, Charlie Brown, Lucy, Linus… e um crocodilo. Cinco anos depois, a Lacoste volta a juntar-se à Peanuts de Charles M. Schulz numa coleção cápsula feita de três pólos — para homem, senhora e criança — e uma sweatshirt azul-marinho. Cada peça foi bordada com quatro desenhos e o bom humor também entrou na agulha, ou não estivesse Snoopy a pescar o crocodilo da Lacoste do alto da sua casota ou Lucy a desafiá-lo para uma partida de ténis. Preços de 57€ (criança) a 125€ (adultos). 

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2. Swatch X Joana Vasconcelos

Não é a primeira vez que a Swatch desafia um artista a desenhar um relógio, mas é a primeira vez que uma dessas colaborações inclui elementos feitos à mão. O crédito pode ser dado a Joana Vasconcelos, que se junta à linha Art Special com Lookeasy, um relógio que inclui, no mostrador, elementos de filigrana feitos por artesãos no norte de Portugal segundo um desenho da artista e com revestimento em PVD dourado. Limitada a 999 exemplares e numerada, esta edição é vendida numa embalagem em veludo preto e com forro dourado, uma verdadeira caixa de joias. Preço: 265€

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3. Tommy X My Theresa

Umbigos, rejubilai. Os anos 90 estão de volta na coleção especial que a Tommy Hilfiger fez para a My Theresa.com, loja online de marcas de luxo. T-shirts, sweats e tops — sempre curtos — fazem parte das propostas e são uma reedição de algumas peças chave das coleções desportivas que a marca norte-americana lançou nessa década. Os preços começam nos 130€ e vão até aos 430€. Toca a trabalhar esses abdominais ao som de Ace of Base.

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4. Fine & Candy X Salem Achilas

Em pleno outono, os cadernos da Fine & Candy encheram-se de flamingos, palmeiras e doces, numa colaboração entre a marca portuense e a ilustradora libanesa Hala Salem Achillas, conhecida pelo seu universo divertido e pelas capas que desenhou para revistas como a Harper’s Bazaar e a Nylon. Candy Coast é o nome da coleção que pintou os blocos, cadernos e agendas com as paisagens da Califórnia. Como habitualmente, cada peça foi feita de forma artesanal e a colaboração é de edição limitada. Preços dos cadernos: 35€ (A6) e 39€ (A5).

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5. Fred Perry X Amy Winehouse

Já vai sendo um clássico. Todos os anos, desde 2010, a Fred Perry junta-se à Fundação Amy Winehouse (responsável por um trabalho de prevenção do abuso de álcool e drogas por parte dos jovens) para uma coleção feminina que tem como ponto de partida os desenhos feitos pela cantora para a marca e o estilo pin up que a distinguia. Em 2015 isso traduz-se em camisas, pólos e vestidos que aliam o estilo sporty e vintage da cantora à inconfundível coroa de louros. Preço do pólo: 85€.

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6. Apple X Hermès

A mais recente tecnologia aliada a anos e anos de tradição, numa peça para levar no pulso. A marca da maçã e a marca do cavalo a puxar uma carruagem juntaram-se para lançar o Apple Watch Hermès, uma coleção em que o gadjet da Apple é vestido por faixas de couro da Hermès em três modelos: tour single (uma tira), double tour (uma tira com duas voltas) e cuff (uma bracelete grossa). Os relógios estão à venda em lojas selecionadas de ambas as marcas com preços a partir dos 1.300 euros. 

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7. H&M X Balmain

Pérolas, dourados, botões e lantejoulas. O universo Balmain, com as suas cinturas marcadas, ombros largos e aspeto luxuoso, chega dia 5 de novembro aos cabides da H&M, em mais uma parceria da loja sueca com um grande nome da moda. Em Portugal, a coleção estará à venda em exclusivo na loja da Rua do Carmo, em Lisboa — esperam-se as filas do costume logo de madrugada — e entre as propostas há peças de roupa para mulher, homem e acessórios como brincos, pulseiras e botas que vão dos 14,99€ (anéis) aos 499€. 

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O casaco de veludo e pérolas custa 399€. 

8. Hackett London X Beefeater 24

O tempo já não está para piqueniques, mas este pode muito bem ser mais um motivo para aguardar ansiosamente pelo regresso da primavera. Para além de vestir os cavalheiros dos tempos modernos, a Hackett London quer também ajudá-los a preparar cocktails num cenário à medida. Para isso, a marca inglesa juntou-se à Beefeater 24 e lançou o “Ultimate Cocktail Picnic”, um pack que inclui um cesto de piquenique e as ferramentas necessárias para preparar um gin ao ar livre. Para estender a toalha com a novidade, tem de fazer a encomenda na loja Hackett London da Avenida da Liberdade. Preço: 300€.

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9. Puma X Rihanna

Ela canta, ela dança, ela lança perfumes, ela faz roupa. Depois de desenhar coleções para marcas como a River Island, Rihanna é agora embaixadora e diretora criativa da linha feminina da Puma. A primeira peça lançada pela estrela que brilha mais do que um diamante são uns ténis que propõem uma versão mais punk dos Puma Suede, o clássico de 1968. E porquê mais punk? Porque têm uma sola mais grossa e com nervuras, ou não fosse o nome do modelo “creeper”, em honra dos sapatos de plataformas que já calçaram tantos rockabilly. Preço: 120€

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10. BIC X Ricardo Preto

Quem não fuma vai começar a acender mais velas em casa ou a ir a mais concertos de músicas românticas, só para poder dizer: o isqueiro veste Ricardo Preto. Tudo porque a BIC desafiou o designer de moda português a desenhar oito padrões para os seus isqueiros, padrões esses que foram revelados ao público na última edição da Moda Lisboa, pendurados ao pescoço das modelos, como colares. Entre as propostas há isqueiros com desenhos abstratos, mãos tatuadas e gatos. Preço: 1,10€

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“Vimos e Gostámos” é uma rubrica que pretende mostrar os novos lançamentos que vale a pena conhecer.