A queda de um avião de carga russo num aeroporto no Sudão do Sul provocou, pelo menos, 41 mortos, refere a Aljazeera, citando fontes oficiais. Dezassete das vítimas mortais encontravam-se no interior do avião, adianta a CNN. As causas do acidente permanecem desconhecidas. 

A aeronave, um Antonov-12, terá caído na margem do Nilo Branco pouco tempo depois de ter levantado voo no Aeroporto Internacional de Juba, capital do Sudão do Sul. No seu interior seguiam cerca de 20 pessoas, cinco tripulantes russos e “provavelmente entre dez a 15 passageiros”, disse à Reuters Ateny Wek Ateny, porta-voz do Presidente Salva Kiir Mayardit. “Precisamos de confirmar quantas pessoas estavam a bordo”, acrescentou. 

Imagens do local mostram os destroços do avião espalhados pela margem do rio, perto do aeroporto de Juba.

Fonte da polícia disse à Aljazeera que, pelo menos, 41 pessoas morreram, incluindo um grupo de pescadores que estava a trabalhar junto à margem do Nilo. O número de vítimas mortais pode ainda vir a aumentar, uma vez que ainda não se sabe ao certo “quantas pessoas se encontravam no local”, referiu ainda Ateny Wek Ateny. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mesma fonte adiantou ainda que dois passageiros sobreviveram, apesar de o diretor do aeroporto ter confirmado três sobreviventes. A Reuters refere que os dois sobreviventes são uma criança e um membro da tripulação.

Este é o segundo acidente envolvendo uma aeronave russa nos últimos quatro dias. No sábado, um avião de passageiros despenhou-se na península do Sinai, no Egito, provocando a morte 224 pessoas. As causas do acidente ainda não foram apuradas.