O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, são algumas das individualidades que marcam hoje presença no penúltimo dia do exercício militar ‘Trident Juncture’. O Ponto de Apoio Naval de Tróia, Setúbal, recebe o dia dos visitantes ilustres do exercício (Distinguished Visitors Day — DVD, sigla em inglês), que tem início marcado para as 9h30, após a chegada das altas patentes.

Após a visita a uma exposição estática, o DVD conta com uma mensagem de boas-vindas do ministro da Defesa Nacional, seguida de intervenções do secretário-geral da NATO, do ‘chairman’ do Comité Militar da NATO e do comandante do ‘Allied Maritime Command’ (MARCOM).

Os convidados terão oportunidade de assistir, ainda de manhã, a demonstrações militares por parte das forças envolvidas no exercício de alta visibilidade da NATO ‘Trident Juncture 2015’ — uma operação de proteção do porto, a intervenção da equipa NBQR (defesa nuclear, biológica, química e radiológica) e um desembarque anfíbio.

O exercício começou a 03 de outubro e termina na sexta-feira e, para além de Portugal, teve lugar também em Espanha e Itália, havendo ligação com exercícios conduzidos na Bélgica, Canadá, Alemanha, Holanda, Noruega, no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em todas as fases daquele que é considerado o maior exercício militar da NATO desde o fim da Guerra Fria estiveram envolvidos cerca de 36 mil efetivos de mais de 30 nacionalidades.

Além dos 3000 militares portugueses que participam diretamente no exercício, Portugal disponibiliza ainda mais 3000 militares que funcionam como forças de apoio (Host Nation Support), totalizando em cerca de 6000 os efetivos portugueses envolvidos neste exercício.

Em Portugal, o exercício militar de grande visibilidade decorreu nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal e contou, em território nacional, com mais de 10 mil efetivos de 14 países.

O primeiro DVD decorreu em Itália, a 19 de outubro, e o segundo a 04 de novembro, em Espanha.