Um ano de momentos de Jean-Claude Juncker à frente da Comissão Europeia num vídeo ao estilo Alice nos País das Maravilhas com tweets. O vídeo, do canal online viEUws (que analisa as políticas europeias), com cerca de quatro minutos, marca alguns dos momentos mais engraçados e/ou polémicos do primeiro ano do mandato de Juncker.

Subordinado ao título “Juncker adventures in Euroland” (As aventuras de Juncker na Eurolândia), numa adaptação de “Alice in the Wonderland” (Alice no País das Maravilhas), o vídeo está dividido entre 10 curtos capítulos, entre eles ‘Uma corrida digital e uma grande boca’, ‘Conhecer e cumprimentar’ ou a ‘A Junckerlândia de Jean-Claude’. 

No capítulo de ‘Conhecer e cumprimentar’ é comentado que Juncker, que se seguiu a Durão Barroso à frente da CE, “ainda não dominou bem” a arte de cumprimentar. Algo que se pode comprovar pelos tweets com fotos de beijos, apertos de mão e abraços algo embaraçosos.

É feita, também, referência ao período em que a saída da Grécia da zona Euro era uma possibilidade. Neste ponto são comentadas as afirmações de Juncker que, primeiro, confirmou a existência de um cenário de Grexit e, mais tarde, afirmou o contrário, dizendo que tal não iria acontecer.

Pode comprovar estes e outros momentos mais controversos, como quando Juncker, de origem luxemburguesa, se manteve em silêncio, durante algum tempo, em relação ao escândalo LuxLeaks.

  • Texto editado por Filomena Martins

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR