Rádio Observador

Ciência

20 factos que talvez não conheça sobre o seu corpo

253

Sabia que todos os dias o seu coração bate cerca de 100 mil vezes e que é capaz de bombear 5,5 litros por minuto? E imaginou que o ácido do seu estômago podia dissolver uma moeda? Descubra mais.

Uma exposição com órgãos humanos verdadeiros em Londres mostrava os vasos sanguíneos e brônquios dos pulmões

Barbour/Getty Images

Se quer saber mais sobre o corpo humano, talvez valha a pena visitar a exposição “Real Bodies – Descubra o corpo humano”, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. As 350 peças apresentarão corpos em várias posições anatómicas, incluindo atletas durante a prática desportivo, e órgãos afetados por doenças.

Mas as 10 galerias de exposição, cada uma dedicada a um sistema de órgãos ou a um tema específico não contam tudo. O Observador fez uma seleção de curiosidades sobre o corpo humano. Se quiser uma lista mais completa, não deixe de ver o vídeo do canal de divulgação de ciência AsapScience.

O nosso corpo em números exagerados

  1. Somos feitos de 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de átomos
  2. Temos cerca de 37 biliões de células humanas
  3. Cerca de 2,3 quilogramas são bactérias
  4. Alguns de nós têm mais bactérias na boca do que o número de pessoas no mundo – 100 milhões a um milhar de milhão de bactérias em cada dente
  5. Libertamos 0,7 quilogramas de pele morta (células da epiderme) todos os anos
  6. Se desdobrássemos o cérebro, a superfície era equivalente à fronha de uma almofada
  7. Existem três biliões de neurónios responsáveis pela nossa memória
  8. Se vivermos até aos 75 anos o coração vai bombear o equivalente a 90 piscinas olímpicas de sangue
  9. As nossas cadeias de ADN desenroladas e unidas umas às outras medem cerca de 16 mil milhões de quilómetros – dá para ir a Plutão e voltar
  10. Todos os vasos sanguíneos em linha medem cerca de 160 mil quilómetros (num adulto) – dava para dar quase quatro voltas à Terra

Os recordes dos nossos órgãos

  1. As células do estômago regeneram-se a cada cinco dias
  2. O ácido do estômago é capaz de dissolver metal
  3. Poucas células vivem connosco toda a vida: as da lente interna do olho, as células musculares do coração e os neurónios no córtex cerebral
  4. Passamos 10% do dia a pestanejar
  5. Conseguimos distinguir 2,3 a 7,5 milhões de cores 
  6. Somos capazes de identificar um bilião de cheiros
  7. Sem o dedo mindinho perdemos 50% da força na mão
  8. O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia 
  9. O músculo do coração bombeia três milhões de litros todos os anos 
  10. A decomposição do organismo começa quatro minutos depois da morte

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)