Uma exposição de correspondência pictórica entre o escritor e artista John Berger e a pintora Yvonne Barlow é este domingo inaugurada no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST). Além da exposição, o escritor britânico de 89 anos vai ser alvo de leituras e exibição de filmes até 15 de novembro.

Durante o LEFFEST serão exibidos dois filmes de Alain Tanner, com argumento de John Berger – A Salamandra e Jonas, que completa 25 anos no ano 2000 — e a série da BBC Ways of seeing, escrita em parte por Berger, que daria origem ao livro homónimo (Modos de Ver, do escritor, publicado em Portugal pelas Edições 70), tornando-se uma influente obra na crítica de arte.

Lisboa é um dos lugares de memórias do autor, descritas no livro Aqui nos encontramos, onde surge a passear com uma mulher que encontra debaixo da grande árvore do Príncipe Real e que reconhece como sua mãe, já falecida, que o leva a passear pela cidade.

A minissérie criada para a BBC — que levanta questões sobre a tradição da arte ocidental, procurando interpretar os seus aspetos contraditórios –, passará na íntegra às 18h00, do dia 12 de novembro, na sala 3 do Medeia Monumental, em Lisboa.

Nascido em Londres, em 1926, John Berger é considerado um dos maiores escritores do último meio século, possuindo uma vasta obra que se estende pela ficção narrativa, pela poesia e pelo ensaio, sobretudo no campo da arte.

É também argumentista — tendo trabalhado com Alain Tanner — e crítico, com presença regular na short-list do Booker Prize, que venceu em 1972, com o romance “G”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR