O recorde nacional de atletas que completaram os 42,195 quilómetros foi hoje batido na 12.ª Maratona do Porto, com 4.558 a cortarem a meta, mais 517 do que na edição do ano passado.

Segundo dados da organização, a cargo da RunPorto, está batido o recorde nacional de terminadores de maratonas em Portugal. Em causa estava bater os 4.041 corredores que cortaram a meta, também no Porto, em 2014, números que foram ultrapassados nesta 12.ª edição.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela organização, Jorge Teixeira, apontou como meta para a 15.ª edição, ou seja dentro de três anos, chegar aos 10.000 participantes e, para a 20.ª Maratona do Porto, quer “ter mil atletas por cada ano”.

“Esta é a única maratona registada em Portugal com o nome ‘Maratona de Portugal’. Isto veio para ficar. Viemos para ficar. A Maratona do Porto tem neste momento um potencial enorme de promoção da cidade, do Norte e do país. É a maratona que mais participantes estrangeiros regista”, disse Jorge Teixeira.

Quanto à decisão de deslocar, do centro do Porto para o chamado Queimódromo, junto do Parque da Cidade, o local de partida e chegada, o responsável resumiu a aposta como “ganha”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos num espaço com muito potencial e não criamos prejuízos para as pessoas que vivem junto aos locais por onde passa a maratona. A ideia é perturbar o menos possível os residentes e garantir cada vez maiores e melhores condições”, resumiu.

A 12.ª Maratona do Porto decorreu nas cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, juntando atletas de 53 países dos cinco continentes.

Além da maratona, o evento contou com duas vertentes, as provas dos 15 quilómetros e dos seis, juntando um total cerca de 15 mil corredores.