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Porque é que há pessoas zangadas com a Starbucks?

Este artigo tem mais de 5 anos

Copos vermelhos, sem quaisquer referências ao Natal, estão na origem de uma polémica que em poucos dias cresceu a olhos vistos. Há quem diga que a marca "odeia" Jesus.

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Peter Macdiarmid/Getty Images

Peter Macdiarmid/Getty Images

Desde 1997 que a Starbucks cria copos temáticos para celebrar o Natal. Este ano não foi exceção, mas nem todas as pessoas parecem estar contentes o design proposto. Lançados no primeiro dia de novembro, os copos são simplesmente vermelhos e não apresentam quaisquer adornos. E foi precisamente isso que originou uma onda de críticas, sobretudo depois de um norte-americano evangelista ter dito que “a Starbucks retirou o Natal dos seus copos porque eles [a marca] odeiam Jesus”.

Foi a 5 de novembro que Joshua Feuerstein publicou um vídeo nas redes sociais com duras críticas à empresa — tem pouco mais de um minuto de duração e já foi visto quase 13 milhões de vezes. “Já viram que a Starbucks queria tirar Cristo e o Natal dos seus copos novos? É por isso que eles são simplesmente vermelhos”, argumenta Feuerstein, que se afirma uma personalidade da Internet.

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Starbucks REMOVED CHRISTMAS from their cups because they hate Jesus ... SO I PRANKED THEM ... and they HATE IT!!!! #shareUse #MERRYCHRISTMASSTARBUCKSFollow --> Joshua Feuerstein

Publicado por Joshua Feuerstein em Quinta-feira, 5 de Novembro de 2015

Apesar das palavras fortes, o evangelista nunca teve como objetivo boicotar a marca e, em vez disso, aliciou as pessoas a pedir aos empregados nas muitas lojas Starbucks para escrever Merry Christmas nos copos (“Feliz Natal”, em português). Refira-se que é política da empresa — e uma forma de personalizar o atendimento — escrever o nome dos clientes nos respetivos copos.

Entretanto, muitas pessoas serviram-se do Twitter para falar do assunto e, como seria de esperar, há manifestações de ambos os lados da barricada: há quem defenda que a Starbucks devia perder o negócio por não fazer a devida comunicação da época natalícia e quem afirme que existem temas mais importantes a serem debatidos (neste tópico, são muitas as referências ao Estado Islâmico). Também não faltam tweets a brincar com a situação.

https://twitter.com/ChuckNellis/status/662292182393597952

Acrescente-se que Jeffrey Fields, vice-presidente do departamento dedicado ao design da Starbucks, chegou a dizer que, este ano, o objetivo era criar copos com um design “puro”, capaz de acolher todas as histórias de todas as pessoas. Na altura do lançamento dos recipientes que estão na origem da polémica, Fields argumentou ainda que a cadeia de cafés “tornou-se um lugar de refúgio durante as festividades”, pelo que está a apenas a “abraçar a simplicidade e a tranquilidade” da época.

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