O presidente da China, Xi Jinping, viajará na próxima semana à Turquia e Filipinas para participar da cimeira do G20 e do Fórum Ásia-Pacífico (APEC), anunciou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Xi Jinping estará na cimeira que reúne as 20 principais economias do mundo entre os dias 15 e 16 de novembro e depois viajará para Manila, entre 17 e 19 de novembro, detalhou a mesma fonte.

A deslocação do líder chinês, que na semana passada visitou o Vietname e Singapura, ocorre num período de crescente tensão entre Pequim e Manila face à disputa territorial nas ilhas Spratly, no Mar do Sul da China.

Pequim tem aumentado, nos últimos anos, a sua presença naquele arquipélago, rico em recursos marinhos e energéticos, e reclamado total ou parcialmente pela China, Filipinas, Brunei, Malásia, Vietname e Taiwan.

Um navio militar dos Estados Unidos da América, país aliado das Filipinas e que contesta a reclamação territorial chinesa, navegou recentemente perto das “ilhas artificiais”, construídas pela China nas disputadas águas, levando protestos e a uma reação firme de Pequim.

“Os barcos e aviões norte-americanos irão voar, navegar e operar onde a lei internacional permite”, afirmou a propósito o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter.

A China foi o país anfitrião da cimeira da APEC no ano passado e em 2016 receberá a reunião do G20, em Hangzhou, capital da província costeira de Zhejiang.