“Chocámos com o iceberg. Afundamento rápido. Venham ajudar-nos”, podia ler-se no telegrama de socorro enviado do Titanic, para a empresa White Star Line, umas horas antes do navio se afundar totalmente no Oceano Atlântico.

O telegrama, que também continha as coordenadas da localização do navio que se afundou em 1912 e que provocou a morte a mais de 1500 pessoas, foi agora leiloado por 20.000 dólares (cerca de 18.600 euros).

Segundo o El País, o exemplar foi analisado por especialistas que o certificaram como sendo original. Philip Franklin, da empresa White Star Line, disse sempre nunca ter recebido nenhuma mensagem de socorro. Acredita-se que o telegrama se perdeu no meio das inúmeras mensagens enviadas antes do navio se afundar, cerca de 15, e que nunca foi lido por ninguém.

titanic

O navio Titanic, que se afundou com 1500 pessoas a bordo. Créditos: twitter/missionblue

A única coisa que se sabe sobre a origem do telegrama é que este terá pertencido a um colecionador de antiguidades, que o terá guardado durante muito tempo. “Examinámos o telegrama de maneira exaustiva e pudemos concluir que cumpre todas as características: incluindo o tipo de papel, o método de impressão, a aparência da mensagem escrita”, explicou a empresa de leilões.