Ao quinto dia de greve do pessoal de cabine, a Lufthansa cancelou internacionalmente 930 voos previstos para hoje, com partida ou chegada aos aeroportos de Frankfurt, Düsseldorf e Munique, protesto que afetará cerca de 96 mil passageiros.

De acordo com a informação publicada no ‘site’ da ANA — Aeroportos de Portugal, pelas 08:30, foram cancelados três voos com partida do aeroporto da Portela, em Lisboa, previstos para as 07:10, 12:00 e 14:00 e dois do Sá Carneiro, no Porto, agendados para as 06:00 e 12:30. “Lamentavelmente, é assim que começamos o dia”, declarou um porta-voz da transportadora alemã, indicando que hoje decidir-se-á como enfrentar o dia de quinta-feira.

A Lufthansa trata de informar “o mais cedo possível” os passageiros em relação ao que “os espera”, mas às primeiras horas do dia era impossível prognosticar como se desenrolaria a situação, explicou o mesmo responsável, citado pela agência noticiosa Efe.

Os tribunais do trabalho de Darmstadt e Düsseldorf chegaram, na terça-feira, a distintas conclusões sobre as ações de protesto. O primeiro não colocou objeções às paralisações convocadas em Frankfurt e Munique, entendendo que o sindicato UFO, que representa a maioria dos 19 mil tripulantes de cabine da Lufthansa, formulou, de forma suficiente, os seus objetivos. Já o tribunal de Düsseldorf declarou a greve ilegal, ainda que apenas relativamente às ações do aeroporto dessa cidade e unicamente para esse dia (terça-feira).

A greve tem duração prevista até ao dia 13, pelo que, a ser levada até ao fim, pode ser a mais longa na história da companhia alemã.

A Lufthansa interpôs um novo recurso urgente contra a greve do pessoal de cabine, na tentativa de terminar com a greve que o sindicato tenciona manter até à noite de sexta-feira. O sindicato encontra-se em divergência com a administração da companhia aérea sobre questões salariais, na proteção contra despedimentos e quanto a reformas e pré-reformas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR