O medo da rutura de uma terceira barragem na cidade brasileira de Mariana, no estado de Minas Gerais, fez as autoridades aumentarem a zona de segurança restrita ao acesso da população de três para dez quilómetros.

“A barragem Germano trincou [rachou] e há risco de rompimento [rutura]”, afirmou o tenente Sebastião Nogueira, do Batalhão de Choque da 3.ª Companhia de Missões Especiais de Lagoa Santa, citado pelo jornal O Estado de Minas.

Duas barragens da empresa Samarco, participada da mineradora Vale, romperam-se na última quinta-feira e a lama com resíduos de minérios invadiu a localidade de Bento Rodrigues, deixando pelo menos oito mortos, 20 desaparecidos, e 158 casas destruídas, segundo um balanço divulgado hoje pelas autoridades.

Das oito vítimas fatais encontradas, cinco foram identificadas, incluindo duas crianças, de cinco e sete anos. O acesso ao distrito de Bento Rodrigues está completamente bloqueado por polícias militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os bombeiros mudaram a estratégia de buscas face à instabilidade da terceira barragem, e os moradores que seguiam para suas casas, para tentar buscar pertences abandonados no momento das ruturas da quinta-feira, foram impedidos de seguir, ainda segundo o diário de Minas Gerais.

Três abalos sísmicos foram sentidos na região na manhã de terça-feira, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, citado pelo portal de notícias G1. Ainda não há a certeza sobre se os tremores são naturais ou desencadeados pela rutura dos reservatórios.

A empresa Samarco informou a imprensa local que faz obras para dar mais estabilidade à mina e que irá instalar sismógrafos em pontos estratégicos das barragens.

O Governo federal brasileiro reconheceu hoje, em decreto publicado no Diário Oficial, a situação de emergência em Mariana, o que facilita a alocação de recursos para a área.

A lama com resíduos de minério atingiu o Rio Doce e está a chegar a outras cidades de Minas Gerais e do Estado vizinho do Espírito Santo. Em Governador Valadares, foi decretado estado de calamidade pública, pois o abastecimento de água foi comprometido pela contaminação.