Os Presidentes dos Estados Unidos e da França insistiram hoje na necessidade de um acordo “ambicioso e sustentável” na Cimeira do Clima, a realizar em Paris, referiu a Casa Branca em comunicado.

Os dois chefes de Estado falaram hoje ao telefone e “reiteraram o seu compromisso pessoal para a conclusão de um acordo ambicioso e sustentável sobre as alterações climáticas e a sua determinação em trabalhar em conjunto para que isso aconteça”, segundo o comunicado.

A cimeira da ONU sobre o clima vai ter início no próximo dia 30.

A Casa Branca referiu também que os dois líderes falaram sobre a cimeira do G20, que vai decorrer em Antalya, na Turquia, entre domingo e segunda-feira.

Os Estados Unidos e a França tinham posições divergentes sobre o caráter vinculativo do possível acordo global contra o aquecimento global a tentar alcançar em Paris.

A França defende um acordo vinculativo, enquanto os Estados Unidos pretendiam que não fosse juridicamente obrigatório.

O antigo vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore considerou hoje que a conferência de Paris será um sucesso porque está a “anos luz à frente das negociações anteriores”, referindo-se ao protocolo de Quioto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hoje, sabemos o suficiente para prever que a conferência de Paris será um sucesso”, afirmou, salientando que as autoridades francesas têm feito um excelente trabalho.

Al Gore falava em Paris, onde se deslocou para lançar um programa de mobilização do planeta para os desafios das alterações climáticas.

“Os franceses têm feito um grande trabalho, mas as nações do mundo também compreenderam as lições do passado e preparar um futuro melhor (…) A atual dinâmica incentiva ao estabelecimento de um acordo bem-sucedido”, explicou o prémio Nobel da Paz de 2007.