Rádio Observador

Exposições

A vida de Pedro e Paulo, segundo Siza Vieira

111

43 desenhos do arquiteto podem ser vistos e comprados numa exposição em Lisboa. Deram origem a painéis de azulejos no Santuário de Fátima. O Observador falou com Siza e mostra-lhe algumas das obras.

Autor
  • Bruno Horta

Álvaro Siza Vieira veio esta semana a Lisboa para inaugurar a exposição “Página Sagrada”, com 43 desenhos da sua autoria, feitos em 2007. Na mala de viagem, confidenciou, trouxe o livro As Mãos Inteligentes, de Juhani Pallasmaa. “É para ler à noite no hotel, no tempo que tiver.”

Em conversa com o Observador, o arquiteto portuense disserta: “Há uma grande ligação entre o cérebro e a mão, o livro fala disso, da mão que pensa, que trabalha em ligação com o cérebro.” Em ritmo lento, pesa cada palavra: “Há uma mútua influência: a mente funciona quando se faz um desenho, sim, mas a maneira como o desenho acontece, essa espontaneidade, também influencia a mente.”

A confidência não é por acaso. Siza Vieira, de 82 anos, passou a vida a riscar projetos de arquitetura, mas apresenta nesta exposição um tipo de trabalho a que está menos habituado: o desenho. Há oito anos, ao longo de quatro meses, dedicou-se à tarefa, fazendo várias tentativas até obter a versão final de cada imagem, à procura de saber, diz em tom modesto, “em que medida a mão obedece e o desenho sai espontâneo e preciso”.

No meu caso, a atividade de desenhar tem que ver com arquitetura e aqui foi descomprometida, normalmente não faço desenhos”

O resultado são cenas bíblicas estilizadas, com episódios da vida dos apóstolos Pedro e Paulo. Deram origem a dois longos painéis de azulejos que estão em Fátima, na Igreja da Santíssima Trindade, hoje basílica. A exposição em Lisboa mostra os originais: trabalhos de lápis sobre papel, em formato A3, todos assinados, com preços entre 3 mil e 3,500 euros cada um. “No meu caso, a atividade de desenhar tem que ver com arquitetura e aqui foi descomprometida, normalmente não faço desenhos”, acentua.

O convite para fazer os painéis de azulejos foi-lhe dirigido pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis, que ganhara o concurso internacional para construção da basílica, enquanto o tema de S. Pedro e S. Paulo foi uma proposta de Luciano Guerra, reitor do santuário de Fátima até 2008. A inauguração deu-se em outubro de 2007, com a presença do cardeal Tarcisio Bertone, então secretário de Estado do Vaticano.

Comecei a desenhar à noite, em casa, tenho lá uma mesa onde muitas vezes desenho arquitetura. Fazia 10, 12, 15 desenhos numa noite”

“Quando fui visitar o local, vi que era um espaço de 150 metros de comprimento, fiquei sem saber o que fazer, mas não podia dizer que não ao Tombazis, que é uma pessoa admirável”, revela. “Comecei a desenhar à noite, em casa, tenho lá uma mesa onde muitas vezes desenho arquitetura. Fazia 10, 12, 15 desenhos numa noite.”

No catálogo que acompanha a exposição, o escritor e teólogo José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica, afirma não ser estranho que um criador como Siza Vieira “aborde o cânone bíblico”, recordando a obra religiosa que o arquiteto portuense projetou ao longo dos anos, incluindo a Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses.

Os desenhos de Siza são “um breve e imenso teatro do sagrado”, classifica José Tolentino Mendonça. “Neles reencontramos a vertigem e a simplicidade da mensagem evangélica”, escreve, acrescentado que “a fidelidade aos elementos do relato bíblico não adota o tom hagiográfico”.

O arquiteto concorda. “São desenhos de espontaneidade”, resume. “Não fiz uma transposição rígida, é mais livre, mais ligada à vida, os personagens representados são humanos, não são deuses, há uma ligação à vida de todos nós.” Apesar da educação católica na infância, Siza Vieira admite não ser hoje um “leitor frequente” do livro sagrado dos católicos. “Tive de fazer muitas perguntas ao reitor do santuário e a teólogos, porque não conhecia em profundidade todos os episódios.”

A inauguração da exposição foi discreta e participada, contando com a presença de amigos, entre os quais o pintor Júlio Pomar. Aconteceu ao início da noite de quinta-feira, 12, na Galeria João Esteves de Oliveira, na Rua Ivens, ao Chiado – a dois passos dos edifícios que Siza desenhou para a reconstrução que se seguiu ao terrível incêndio de 25 de agosto de 1988. Pode ser vista até 7 de janeiro.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)