A portuguesa Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim 2008, estreou-se este domingo na maratona, terminando a corrida de Valência no sétimo lugar, em 02:31.26 horas, mínimo para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

No entanto, este registo não deve ser suficiente para a atleta do Benfica, uma vez que já há três atletas lusas com melhores registos, casos de Sara Moreira, Dulce Félix e Filomena Costa, enquanto Jéssica Augusto poderá consegui-lo na próxima primavera.

A maratona de Valência foi vencida pela queniana Beata Nandjala Naigambo, que bateu o recorde do percurso, em 02:26.58 horas.

No setor masculino, José Moreira foi o melhor português, com 02:15.07, ficando a 37 segundos do mínimo olímpico fixado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Licínio Pimentel e Hermano Ferreira, que também tentavam o mínimo, desistiram, tal como Rui Pinto, que serviu de ‘lebre’ ao seu colega de treino José Moreira.

O namibiano Nzau Mwangangi, que obteve a melhor marca de sempre em Espanha — 02:06.13 horas, à frente dos quenianos Kipkoech Kisorio e Felix Kipchirchir Kandir, com os registos de 2:06.32 e 2:07.08, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR