Uma bateria que se carrega em poucos minutos. Já imaginou as dores de cabeça que evitaria? A novidade do gigante chinês Huawei é mesmo essa: dois protótipos de baterias removíveis em iões de lítio que provaram ser capazes de carregar 68% em dois minutos e 48% em cinco minutos, respetivamente. A novidade foi contada na BBC. 

O primeiro protótipo, de menor capacidade, carregou 68% da bateria em dois minutos, mas isso não é suficiente para uma utilização do smartphone mais longa porque a bateria consome-se mais rapidamente. O segundo, com maior capacidade, carregou 48% da bateria em cinco minutos, e já permitiu falar ao telemóvel durante 10 horas, segundo o que foi avançado pela empresa. 

A Huawei explicou que utilizou heteroátomos, que não contém nem carbono nem hidrogénio, para aumentar a velocidade de carregamento, sem prejudicar a duração global da bateria.

“Todas as pessoas no mundo – de consumidores a produtores – beneficiariam de progressos na tecnologia química das baterias”, disse à BBC Rick Osterloh, presidente da Motorola, em julho. 

A bateria do telemóvel (ou falta dela) é capaz de levar várias pessoas a um ataque de nervos, na vida pessoal ou profissional, e eram já várias as empresas tecnológicas que andavam a tentar resolver esta questão, de grandes nomes a startups emergentes.

A Samsung anunciou em março, por exemplo, que as baterias do novo Galaxy S6 permitam que o smartphone fosse utilizado durante quatro horas depois de ser carregado durante 10 minutos. Já a startup israelita Storedot divulgou no início do ano um dispositivo que promete carregar rapidamente, em cerca de um minuto, qualquer telemóvel, mas ainda não está disponível. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR