Jantar Mar Adentro? Que vem a ser isto, afinal?
Se o nome é pompa, o conceito é circunstância: promover a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, homenagear o mar português. Um desafio que partiu do restaurante Vista, no Bela Vista Hotel & Spa, na Praia da Rocha, e foi aceite — felizmente, ou não estaria a ler estas linhas — pela equipa Amuse Bouche, responsável pelo (ótimo) projeto Sangue na Guelra. O resultado é este jantar, o tal Mar Adentro, a ter lugar no próximo sábado, 21 de novembro.

Compreendo, mas como é que se promove a sustentabilidade e homenageia o mar ao mesmo tempo?
Fácil. Convidam-se alguns dos melhores chefs a trabalhar em Portugal e pede-se-lhes que criem um menu à base de peixes que não são propriamente conhecidos pela sua nobreza ou elevada reputação. Casos da boga, do choco ou até mesmo do bacalhau, entre outros. A ideia é mostrar que estes têm tanto ou mais potencial que outros congéneres aquáticos mais reputados. Estimulando a sua utilização na cozinha contemporânea será possível retirar alguma pressão sobre outras espécies, normalmente mais procuradas.

A missão é interessante: que chefs foram convidados?
Uma mescla de jovens promessas e nomes mais estabelecidos. O anfitrião é João Oliveira, chef executivo do Vista, com uma carreira de mais de uma década no The Yeatman (uma estrela Michelin). A ele juntam-se Henrique Sá Pessoa, cujo Alma, no Chiado, abriu há uma semana, Leonardo Pereira, acabadinho de sair do Areias do Seixo, depois de vários anos na cozinha do dinamarquês Noma, Pedro Pena Bastos, o mui jovem e promissor chef da Herdade do Esporão e Mateo Ferrantino, o italiano que é chef executivo do Vila Joya (duas estrelas Michelin).

BV_111

João Oliveira, o anfitrião deste jantar, passou por restaurantes como The Yeatman ou o Vila Joya, antes de chefiar a cozinha do Vista. (foto: DR)

E as sobremesas? Ninguém vai ficar responsável pelas sobremesas?!
Calma. Está tudo pensado. Maria João Malheiro, jovem chef pasteleira que trabalhou com Alain Passard (três estrelas Michelin no parisiense L’Arpege) e no algarvio Ocean (duas estrelas Michelin), e que abriu, recentemente, a sua própria confeitaria, no Alvor, vai ficar responsável por fechar as refeições da melhor forma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Que bebidas vão acompanhar uma refeição desse calibre?
Boa pergunta. Aqui nada acontece por acaso. Para ajudar a elevar o estatuto os tais peixes ditos menos nobres e alterar mais ainda a perceção que normalmente lhes está associada, o jantar será acompanhado exclusivamente por champanhe. E logo de três casas renomeadas: Philipe Gonet, Jeroboam Maison e Bertrand Devavry.

É melhor reservar, caso me interesse?
É obrigatório reservar, caso lhe interesse. O jantar está limitado a 25 pessoas e custa 140€ por cabeça. Champanhe incluído.

O quê? Jantar Mar Adentro
Quando? Sábado, 21 de novembro, a partir das 19h30
Onde? Vista Restaurante, Bela Vista Hotel & Spa. Av. Tomás Cabreira (Praia da Rocha), Portimão
Quanto? 140€ por pessoa, com bebidas incluídas
Como reservar? 282 460 280 / restaurante@hotel-belavista.com