O número de turistas do exterior que visitou a China caiu pelo terceiro ano consecutivo, colocando o setor aquém das metas definidas pelo 12.º plano quinquenal (2011-2015), segundo estatísticas citadas esta quarta-feira pela imprensa estatal. No total, o número de turistas estrangeiros ou oriundos de Hong Kong, Macau e Taiwan que visitou a China, desde 2012, diminuiu em média 2,51% ao ano, refere o jornal oficial em língua inglesa China Daily.

De acordo com as diretrizes para o setor, os turistas estrangeiros deveriam ter aumentado anualmente 4,5%, enquanto o número de turistas provenientes das regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong e de Taiwan deveria ter crescido 3%.

A queda é atribuída à valorização da moeda chinesa (em 2008, um euro valia mais de 11 yuan, mas hoje não chega aos sete), à barreira linguística e à atmosfera poluída, apontou um responsável do setor.

Entre janeiro e setembro deste ano, os níveis de poluição em 80% das cidades chinesas excederam amplamente os padrões nacionais, segundo dados da organização ambientalista Greenpeace.

A concentração de partículas PM2.5 – as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões – por metro cúbico, em 367 cidades testadas, foi também quatro vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR