A cidade de Setúbal recebeu nesta quarta-feira o título de Cidade Europeia do Desporto 2016 numa cerimónia realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que contou com a presença da campeã olímpica e patrona da candidatura setubalense Rosa Mota.

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que recebeu o título atribuído pela Associação das Capitais Europeias e Cidades do Desporto (ACES), considerou que se trata de uma distinção merecida pelo município setubalense.

“Setúbal tem uma política de desenvolvimento desportivo baseada na promoção do desporto para todos e no movimento associativo”, disse a autarca. “No próximo ano, vamos realizar muitas provas importantes a nível nacional e internacional”, disse Maria das Dores Meira, salientando que há diversas federações portuguesas a marcarem algumas das principais competições que promovem para a cidade de Setúbal.

A autarquia sadina contava ter a presença do treinador setubalense José Mourinho, que, tal como Rosa Mota, era um dos patronos da candidatura setubalense, mas o técnico setubalense acabou por não comparecer à cerimónia, alegadamente, por motivos profissionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A campeã olímpica portuguesa, que ainda hoje voltou a ser distinguida com um forte aplauso em pleno Parlamento Europeu, afirmou-se satisfeita com a distinção atribuída a Setúbal.

“Foi uma honra para mim fazer parte desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto, que conseguimos vencer. E o mérito é todo da Câmara Municipal de Setúbal, por tudo o que tem feito pela formação no desporto, pelo desporto para adultos”, disse.

“É uma cidade a mexer desde há vários anos e que tem realizado eventos de nível mundial e até de apuramento para os Jogos Olímpicos, como é o caso da maratona de águas abertas”, acrescentou Rosa Mota.

Entre outras iniciativas desportivas, incluindo provas nacionais de diversas federações, a cidade de Setúbal vai realizar em 2016 mais uma prova de natação de águas abertas — FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016 -, que garante o apuramento de alguns nadadores para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil.