O “Modo de Voo (ou de Avião)” é uma funcionalidade já presente na maioria dos telemóveis. Desliga todas as funções de comunicação do aparelho para evitar que interfira, eventualmente, no trabalho dos pilotos por questões técnicas. É, por isso, uma daquelas opções que raramente usamos, ou que ativamos apenas quando estamos prestes a descolar no aeroporto.

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o “Modo de Voo (ou de Avião)” pode ter outras utilidades que não apenas a de transformar o nosso telemóvel num “tijolo” com câmara fotográfica. Com base neste artigo do site de tecnologia TLife.guru, deixamos-lhe aqui cinco outras utilidades que pode dar ao “Modo de Voo (ou de Avião)” do seu dispositivo.

1. Para poupar bateria quando necessário. Em conjunto com o ecrã, os componentes de rede são dos que mais consomem energia no telemóvel. A situação agrava-se quando se encontra numa zona com pouca rede: o telemóvel entra num ciclo de rastreios à procura de sinais de cobertura mais fortes e estáveis. Estas tarefas são realizadas pelo aparelho em segundo plano e gastam muita bateria. Por isso, se ativar o “Modo de Avião”, o telemóvel desliga todas as opções de rede e para de procurar por novos sinais, o que poupa significativamente a bateria do aparelho.

2. Para carregar o telemóvel mais rapidamente. A maioria das pessoas carrega a bateria com o dispositivo ligado. Seguindo a mesma lógica do ponto anterior, ao ativar o “Modo de Voo (ou de Avião)” a bateria carrega mais rapidamente. Isto acontece pois, como já referimos, a opção desativa todas as ligações de rede do aparelho.

3. Para correr jogos sem publicidade. No “Modo de Voo (ou de Avião)”, o telemóvel é automaticamente desconectado da internet. Ora, estar online é essencial para que as aplicações de jogos carreguem os anúncios publicitários. Por isso, se ativar este modo antes de começar a jogar, poderá fazê-lo sem o incómodo da publicidade estar sempre a aparecer.

4. Para aceder à internet sem receber chamadas. O procedimento é simples: ligue o “Modo de Voo (ou Avião)” e, depois, ligue também o Wi-Fi. Apesar das ligações à internet sem fios serem desativadas com esta opção, elas funcionam na mesma se assim o quiser. O truque é útil naquelas alturas em que quer aceder à internet no telemóvel, mas não quer ser incomodado por chamadas telefónicas. Se alguém lhe tentar ligar, a indicação é a de que tem o telemóvel desligado.

5. Para recuperar a cobertura de rede. Por vezes, quando o nosso telemóvel fica subitamente sem rede — por exemplo, numa viagem — não se consegue voltar a ligar automaticamente. Normalmente, nestes casos, é comum desligar-se e voltar a ligar o aparelho. Mas a solução mais rápida é ligando e desligando o “Modo de Voo (ou de Avião)”. A procura de sinais é retomada e, por norma, o aparelho consegue ligar-se facilmente à sua operadora.

Editado por Filomena Martins.