Quando foi a última vez que comeu uma banana? Deitou a casca fora? Vá, admita: o processo já é quase inconsciente e nem pensa duas vezes antes de colocar os restos no lixo. Mas das cascas de laranja às entrecascas de melão, passando pelas folhas de cenoura e os talos das couves, existe uma panóplia de alimentos desperdiçados que podem (e devem) ser aproveitados para preparar receitas saudáveis. Quem o diz é o nutricionista Alexandre Fernandes no seu novo livro Desperdício Zero na Cozinha. 

À primeira vista parece mais um livro de sustentabilidade alimentar mas basta uma leitura atenta para perceber que o aproveitamento integral dos alimentos tem mais que se lhe diga. “É nessas sobras que está a maior riqueza nutricional dos ingredientes”, adianta Alexandre Fernandes. “Por exemplo, é na casca da batata que está concentrada a fibra e vitamina C.” Quando o nutricionista percebeu que as partes não convencionais dos alimentos poupavam dinheiro nas idas às compras e ainda reduziam a quantidade de lixo produzida, vestiu o avental e pôs as mãos à obra.

MercadoAlexandreLivro1

Alexandre Fernandes é autor de vários livros sobre saúde e nutrição, pensados para quem quer seguir uma alimentação mais saudável ou emagrecer. © Rogério Sarzelo

Foi assim que reuniu 65 receitas de sopas, saladas, doces e sobremesas com as cascas, folhas, talos, sementes e também a polpa dos alimentos que provavelmente já guarda na despensa e no frigorífico. Mas ao contrário de outros livros de receitas no mercado, não há fotografias a acompanhar os vários pratos. “Prefiro não limitar a criatividade de uma pessoa a uma imagem ilustrativa”, explica o autor. Numa obra em que desperdício zero é a palavra de ordem, Alexandre decidiu não só poupar nos alimentos como no ambiente. “Cheguei à conclusão que chegamos a gastar menos 30% dos alimentos e do nosso dinheiro se dissermos não ao desperdício.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer aproveitar as cascas de banana?

Mostrar Esconder

Lave e corte em pequenos pedaços a casca, retirando as extremidades, e coloque no liquidificador. Junte kiwi, leite e canela e triture tudo bem até obter um batido saboroso. Se ainda sobrarem, misture duas chávenas de cascas de banana finamente picadas com farinha, leite, ovos, fermento e sal para fazer uns bolinhos salgados.

No livro, o nutricionista ainda incentiva o leitor a criar algumas receitas de reaproveitamento de alimentos e partilha as melhores maneiras para reutilizar as sobras de bebidas (como vinho, café e cerveja) e de comida (como pão, queijo e doces). Pode fazer vinagre ou temperos com restos de vinho e pudim caseiro com restos de pão, por exemplo.

Se estas ideias lhe abriram o apetite, espreite as três receitas que o autor partilhou em exclusivo com o Observador na nossa fotogaleria. Talvez o façam pensar duas vezes antes de deitar as cascas de banana no lixo.

Capa - Desperdício Zero

O livro foi publicado pela Planeta e custa 14,41€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.