O Sporting e o Benfica encontram-se no sábado pela terceira vez na presente temporada e desta vez uma das equipas vai cair prematuramente para fora da Taça de Portugal de futebol, na quarta eliminatória.

Sob o comando de Jorge Jesus, que se transferiu das ‘águias’ para os ‘leões’ no início da temporada, o Sporting já conseguiu dois triunfos sobre o Benfica.

A polémica mudança do treinador, que foi levada a tribunal, ‘aqueceu’ o início da temporada — e ainda o vai fazendo — e marcou o encontro da Supertaça, realizado no Algarve, e que o Sporting venceu por 1-0, com um golo de Andre Carrillo, entretanto afastado do plantel ‘leonino’.

Mais contundente acabaria por ser a vitória na Luz, em encontro do campeonato, por 3-0, a 25 de outubro, num resultado que igualou o triunfo mais folgado dos ‘leões’ em casa do rival.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O colombiano Téo Gutiérrez (09 minutos), o argelino Islam Slimani (21) e o costa-riquenho Bryan Ruiz (36) marcaram os golos que deixaram o Benfica, que não perdeu mais nenhum jogo em casa, a oito pontos, embora com menos um jogo disputado.

Jorge Jesus procura igualar um registo de 1953/54, naquela que foi a última época em que o Sporting venceu por três vezes — até foram quatro em cinco encontros – na mesma temporada o Benfica.

Então com o húngaro Josef Szabo, o Sporting venceu os dois jogos no campeonato — por 2-0 e por 3-2, em dois encontros disputados no Estádio Nacional, vencendo depois a primeira mão dos quartos de final da Taça de Portugal, por 3-2.

Os ‘encarnados’ ainda venceram por 2-1 em casa e levaram o jogo para desempate, disputado no dia seguinte e ganho por 4-2 pelos ‘leões’.

O último treinador do Sporting a vencer por três vezes consecutivas o Benfica foi Carlos Queiroz, embora em duas épocas distintas — após o 6-3 em casa em 1993/94, o Sporting venceu os três jogos seguintes, dois na época seguinte e um já em 1995/96.

Esta será a nona vez em que os dois clubes se cruzam em casa do Sporting em jogos a eliminar para a Taça de Portugal, com os ‘leões’ a mandarem com sete apuramentos e apenas uma eliminação, em 1943.

Para o encontro de sábado, que será arbitrado pelo portuense Jorge Sousa, o Sporting não poderá contar com o central Naldo, expulso no encontro com o Arouca, após empurrar o treinador Lito Vidigal.

Em dúvida para o jogo de Alvalade estão ainda o lateral esquerdo Jefferson e o extremo Carlos Mané, que se lesionou ao serviço da seleção sub-21 de Portugal.

Apesar de terem sido noticiados alguns problemas físicos de Jonas e Raul Jiménez – a dupla de avançados mais utilizada no Benfica nos últimos encontros -, os dois deverão estar aptos para defrontar o Sporting.