agenda-outono-norte

Há rock em Barcelos. O que, para quem tem seguido a cena musical da cidade, é o que se chama de uma lapalissada. O que queremos dizer é que esta sexta-feira começa o Cellos Rock, com música de Gala Drop, Filho da Mãe, Ricardo Martins e Oba Loba (Norberto Lobo e João Lobo). No sábado, atuam B Fachada, Pega Monstro e, a representar a prata da casa, os Glockenwise, que acabam de lançar pela Lovers & Lollypops o disco Heat. O bilhete diário custa cinco euros e para os dois dias são sete euros. É quase dado.

A morte do pai obriga David a assumir o seu legado. Mas, entre os seus bens, encontra algo de inesperado: cartas de amor de um homem. Intrigado com a descoberta, ele decide visitar o suposto amante do seu pai e descobrir a verdade. É este o ponto de partida da peça de teatro “Las Heridas del Viento“, que a Mostra Espanha leva ao Theatro Circo na sua estreia em Braga, esta sexta-feira às 21h30. Escrita por Juan Carlos Rubio e com interpretações de Kiti Mánver e Dani Muriel, já passou por Espanha e pelos Estados Unidos, somando vários prémios. Os bilhetes custam 10 euros.

A terceira edição da Heineken Starlight leva na sexta-feira ao Plano B, no Porto, a DJ e produtora francesa Chloé, que em 2007 viu o seu Waiting Room chegar à lista de favoritos da crítica internacional. Gusta-vo e Kazoo Collective completam a noite, cuja entrada custa cinco euros (consumíveis e com oferta de uma cerveja). Se o cartaz não agrada, no sábado o clube portuense vai ter a música de DJ Vibe. A entrada custa 10 euros, igualmente consumíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda falta mais de um mês para o Natal, mas já se veem bastantes pessoas à procura de presentes. A pensar nelas, começa esta sexta-feira mais uma edição do Porto Book Stock Fair, no Pavilhão Rosa Mota, com cerca de 30 mil títulos de 150 editoras e descontos que no caso dos livros mais antigos podem ir até aos 80%, promete Francisco Madruga, da organização. Aberto até 6 de dezembro, todos os dias das 10h00 às 20h00.

O universo de Woody Allen vai ser revisitado até domingo no Rivoli do Porto, através do espetáculo “Escuto“. A Subcutâneo e o Teatro Anémico partem da comédia “Riverside Drive”, uma peça de teatro escrita pelo realizador e ator norte-americano. Tiago Moreira, Simão do Vale e Inês Barros interpretam. Para ver quinta e sexta às 22h00, sábado às 19h00 e domingo às 17h00, por cinco euros.

Não é fã de Woody Allen? Não há problema. Também no Rivoli vai estar em cena, esta sexta e sábado, a peça “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino“, uma produção do Teatro Griot com encenação de Rogério de Carvalho.

agenda-outono-centro

No Salão Brazil, em Coimbra, há boa música para ouvir no domingo às 22h30. Quem quer bater o pé e abanar os cabelos não pode perder o rock das Pega Monstro, projeto das irmãs Julia (bateria) e Maria (voz e guitarra), que lançaram recentemente o segundo disco, Alfarroba. As autoras da música “Quem quer casar com o B Fachada” devem estar bastante contentes, já que depois delas atua o próprio B Fachada. A entrada custa nove euros. Para mais concertos, espreite a nossa agenda da semana.

No ano passado assistimos ao nascimento do “Diáspora – Festival Literário de Belmonte“, na vila de Belmonte. A experiência correu tão bem que eis-nos à porta da segunda edição, marcada para sexta-feira, sábado e domingo. As mesas de debate, nas quais escritores como Andréa Zamorano, Mário Cláudio, Catarina Sobral, Gabriela Canavilhas, Inês Pedrosa, Afonso Cruz e João Paulo Cuenca vão discutir livros e literatura, são o prato forte. Sem esquecer, claro, as conferências, visitas a escolas e exposições. No domingo às 13h30, por exemplo, Afonso Cruz estará presente no Ecomuseu do Zêzere para a inauguração da exposição “O Livro do Ano”, com ilustrações do livro homónimo que o escritor lançou em 2013. Sábado às 16h00, no Museu Judaico de Belmonte, assista a uma entrevista a Mário Cláudio, o escritor que este ano mereceu a homenagem do Escritaria, em Penafiel. Tito Couto vai conduzir as questões, centradas no percurso de vida do autor.

Entre quinta-feira e domingo, Alcobaça recebe mais uma Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. Mas para além das cornucópias, do Pão-de-Ló de Alfeizerão, das trouxas-de-ovos e da ginja de Alcobaça, há um petisco para os olhos. É que o Mosteiro de Alcobaça vai ser iluminado por um espetáculo de video mapping (técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) que pretende contar de forma original diversos acontecimentos históricos. Curioso? Então não perca o momento, gratuito, quinta, sexta e sábado, sempre às 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15.

agenda-outono-sul

Se fosse vivo, José Saramago teria feito 93 anos esta semana. E, como já é habitual, a data é lembrada em Lisboa pela Casa Fernando Pessoa e pela Fundação José Saramago, com a programação Dias do Desassossego. No Cinema Monumental, vão ser exibidos filmes onde os livros e a narrativa literária estão presentes, como “Juventude em Marcha”, de Pedro Costa (sexta-feira, 21h30). Os bilhetes custam cinco euros. Para sábado, às 10h00, sugerimos o passeio literário “A Lisboa de Fernando Pessoa”, em que os participantes são convidados a palmilhar as ruas, os cafés e as paisagens que marcaram a sua vida e obra, mas também as casas onde habitou. Tudo ao som da sua poesia. O passeio parte do Largo de São Carlos e a inscrição (feita enviando um e-mail para geral@misslisbon.com) custa 10 euros.

Esta sexta-feira arrancam os encontros dedicados à edição de livros infantis, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. Uma das grandes atrações é a feira de livros infantis, que até domingo reúne editoras e livrarias portuguesas. Também não vão faltar apresentações de livros por quem os escreve, ilustra e edita, ateliês para crianças e a inauguração da exposição “Rodapé”, com obras de talentos como Catarina Sobral, Afonso Cruz, Madalena Matoso, Bernardo Carvalho, Yara Kono, João Fazenda, André Letria e Gonçalo Viana.

Continuando na agenda dedicada ao público infantil, “A Bela e o Monstro” está de volta ao Teatro da Trindade, em formato musical, com os atores Marta Andrino e Ruben Madureira, com encenação de João Didelet e Paulo Sousa Costa. Para ver este conto de fadas é preciso acordar cedo no fim de semana e estar às 11h00 de sábado ou de domingo no teatro situado na Baixa de Lisboa. Os bilhetes custam entre 9,50 e 17 euros.

60 obras de grandes mestres da pintura espanhola, como El Greco, Zurbarán, Goya, Gallego e Sorolla, viajaram de Espanha e instalam-se esta sexta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Há quadros desde a Idade Média até ao século XX, para ver até 3 de abril de 2016, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00. A entrada para esta exposição custa sete euros.

O Mandarim” estreou em novembro de 2014 e esgotou as 15 sessões que ao longo desse mês se realizaram no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. Um ano depois, quem não viu o espetáculo baseado na obra homónima de Eça de Queirós, que critica o sistema político decadente, o nepotismo, o compadrio e os preconceitos que guiam a sociedade tem nova oportunidade até domingo — de terça a quinta às 15h30, sexta às 15h30 e 21h30, sábado às 16h00 e 21h30 e domingo às 16h00. Com encenação de Teresa Gafeira, a entrada custa 10 euros.

jose afonso exposição

Na parede da exposição sobre a vida de Zeca Afonso está um pedaço da letra da música “Canto Moço”. D.R.

Grândola, Vila Morena, acolhe a exposição “José Afonso, Andarilho, Poeta e Cantor“, nos antigos Paços do Concelho. Erguida em 1994 com os materiais e imagens de José Afonso (livros, entrevistas e gravações que concedeu), teve o apoio da “Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura”, foi comissariada pelo professor e pintor Rogério Ribeiro e produzida pela Associação José Afonso. Pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.

Évora vai encher-se de guitarras. Não daquelas que Zeca Afonso usava, mas sim de baixos e guitarras elétricas, a propósito do Évora Psychadelic Fest. Se é fã de rock psicadélico (e não só), vai encontrar aqui 13 bandas nacionais, como Riding Pânico, Youthless, Modernos e Galgo. Tudo acontece na SOIR Joaquim António d’Aguiar, sexta-feira e sábado, com o bilhete diário a custar cinco euros na sexta e seis euros no domingo. O passe de dois dias custa sete euros.