A descida da temperatura, a precipitação, a queda de neve e o vento forte são provocados pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria no sábado, de acordo com informação prestada pela meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Para sábado, estamos a prever uma descida da temperatura máxima entre dois e seis graus Celsius em relação ao dia de hoje. Estamos também a prever a ocorrência de precipitação começando pelo Minho e depois estendendo-se gradualmente ao restante território. Depois a partir da tarde vamos ter uma diminuição da precipitação”, disse a meteorologista, salientando que os aguaceiros serão de neve acima dos mil metros.

Madalena Rodrigues indicou também que para domingo está prevista uma melhoria durante a manhã e para a tarde alguma precipitação, em especial nas regiões do litoral, sendo de neve acima dos 1.000 metros. No entanto, segundo a meteorologista, para domingo, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima entre os dois e os quatro graus no norte e centro do e no restante território entre os quatro e os nove graus centígrados.

“As temperaturas máximas na região sul e do litoral norte e centro podem chegar aos 14 graus, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os oito graus”, explicou.

Madalena Rodrigues salientou ainda que o IPMA prevê vento moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, sendo de 85 quilómetros por hora nas terras altas. “A partir de segunda-feira mantém-se a temperatura baixa mas com tempo seco”, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hoje haverá chuva fraca

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, e períodos de chuva fraca no Minho para o fim do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte, tornando-se gradualmente do quadrante oeste nas regiões norte e centro, soprando moderado a forte nas terras altas a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir até meio da tarde em alguns locais do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 19, em Braga entre 8 e 20, em Vila Real entre 7 e 16, em Viseu entre 9 e 18, em Bragança entre 6 e 14, na Guarda entre 7 e 16, em Coimbra entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 9 e 21, em Santarém entre 9 e 22, em Évora entre 9 e 23, em Beja entre 11 e 23 e em Faro entre 12 e 22.