“Não vamos sucumbir ao medo”, afirmou Barack Obama. O presidente norte-americano falou numa conferência de imprensa em Kuala Lumpur e deixou claro que é “absolutamente vital que todos os países e todos os líderes enviem um sinal de que a maldade de um punhado de assassinos não impeça o mundo de fazer negócios vitais”.

“Vamos destrui-los [Estado Islâmico]. Vamos retirar-lhes as suas terras, os seus financiamentos, acabar com a sua liderança, desmantelar as suas redes de contactos, suprimir linhas de fornecimento e destruí-los”, disse. 

Barack Obama disse ainda que Paris é uma das cidades mais bonitas do mundo “e que não vai acobardar-se perante as atitudes violentas e demenciais de uns quantos”.

O presidente norte-americano também adiantou que participar na conferência sobre o clima, que se inicia no próximo dia 30 em Paris, vai mostrar que “não temos medo” do terrorismo. E anunciou que planeia receber os líderes das 10 nações do sudeste asiático no próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Obama afirmou que convidou líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para visitarem os EUA, tendo insistido que os laços com nações asiáticas são “absolutamente críticos” para a segurança do país. 

A ASEAN terminou este domingo um processo de oito anos para integrar as suas dez economias, que juntas somam um PIB de mais de 2,5 biliões de dólares. É formada pela Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, formando um espaço com 622 milhões de habitantes.

Os líderes destes países assinaram este domingo a declaração em que se afirmam como a Comunidade ASEAN, na cimeira do bloco regional que termina em Kuala Lumpur, onde também está prevista a aprovação do plano de ação até 2025.