João Carvalho, de 19 anos de idade, estudante de Filosofia e militante da JCP, e José Dias, de 23 anos, aluno de Gestão e militante da JS, são os dois possíveis sucessores de Bruno Matias na liderança da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

A lista A (Até Quando), encabeçada por João Carvalho, propõe uma rutura com a postura das direções-gerais dos últimos anos, enquanto a lista F (Académica de Futuro), encabeçada por José Dias, apresenta propostas com “bases de continuidade, mas com uma grande dose de inovação” em algumas áreas.

João Carvalho pretende pugnar pela abolição das propinas, um aumento da qualidade de ensino e do financiamento atribuído às universidades, mais cantinas e melhores condições nas residências de estudantes e a revogação de novos regulamentos pedagógicos que “vêm legitimar turmas maiores”.

José Dias, vice-presidente da AAC nos últimos dois anos, quer combater pela diminuição do valor da propina, pelo aumento do financiamento, pela melhoria do regulamento de atribuição de bolsas e pela revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior para haver mais estudantes presentes nos órgãos da universidade.

As eleições decorrem entre esta segunda-feira e amanhã, terça-feira, entre as 10h00 e as 19h00 nas faculdades, e das 21h00 à meia-noite. Além das eleições para a direção-geral, as duas listas concorrem ao conselho fiscal (eleito pelo método de Hondt), em que há mais uma lista candidata. A AAC tem cerca de 23 mil estudantes eleitores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR