Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Sonha um dia vir a trabalhar na Apple, e quer começar a fazer por isso? Então prepare-se para responder a estas perguntas. A revista Time baseou-se em informações publicadas no Glassdoor – um site onde trabalhadores e antigos trabalhadores avaliam as empresas e a sua qualidade de gestão – e inventariou as perguntas feitas aos candidatos entrevistados pela Apple. Fique a conhecê-las abaixo:

1 – Explique a uma criança de oito anos o que é um modem/router, e para que serve. Se quer ser um consultor ao domicílio da Apple – isto é, “a voz amigável da Apple” que responde às questões dos clientes sobre os produtos e serviços da empresa -, é melhor estar preparado para responder a esta pergunta;

2 – Quem é o seu melhor amigo? Esta pergunta é feita aos candidatos à vaga de Family Room Specialist. Os requisitos? Segundo a Softpedia, em 2009, altura em que o cargo foi criado, os candidatos tinham de “conhecer bem a utilização do iPod e do iPhone” e serem “pessoas sociáveis”;

3 – Se tem dois ovos, e quer descobrir qual é a maior altura a partir da qual podes deixar cair o ovo sem o partir, como o faria? Qual é a solução ótima? A pergunta, segundo a Time, era feita aos candidatos à vaga de engenheiro de software da Apple.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 – Descreva um problema interessante e como o resolveu. Outra pergunta feita para os que querem trabalhar como engenheiros de software na empresa, segundo a Time, que cita informações retiradas do Glassdoor

5 – Quantas crianças nascem diariamente? Para quem quer trabalhar como gestor da rede logística global da Apple, uma consulta estatística sobre este tema é aconselhável.

6 – Tem 100 moedas sobre uma mesa, cada uma com cara e coroa. Não consegue ver, sentir ou – de qualquer outra forma – descobrir qual dos lados está voltado para cima. Divida as moedas em dois montes, para que haja o mesmo número de moedas com a “cara” para cima em ambos os montes. Um problema dos diabos, mas a que os candidatos à vaga de engenheiro de software da Apple terão de saber resolver.

7 – Descreva-se: o que é que o/a move? Outra pergunta para os candidatos à mesma vaga.

8 – Se o/a contratássemos, em que é que queria trabalhar? Com rasteira ou sem rasteira, a esta pergunta têm de responder os candidatos à vaga de engenheiro de software sénior da multinacional norte-americana.

9 – Existem três caixas: uma contém apenas maçãs, outra apenas laranjas, e outra maçãs e laranjas. As caixas foram incorretamente rotuladas, e nenhum rótulo identifica devidamente os conteúdos das caixas. Abrindo apenas uma caixa, e sem olhar para ela, tire uma peça de fruta. Ao olhar para a fruta, como é que consegue rotular imediatamente todas as caixas de forma correta? A pergunta é feita aos candidatos à posição de engenheiros responsáveis pela qualidade do software dos produtos da empresa.

10 – Cenário: está a lidar com uma cliente zangada que estava à espera de assistência técnica há 20 minutos e que está a causar uma agitação. A cliente diz que vai antes ao Best Buy ou à Microsoft Store para comprar o computador que quer. Resolva o problema. O desafio é feito aos candidatos a specialist da Apple – assistentes que ofereçam “instruções competentes” aos clientes, e que “resolvam os problemas” que derivem da sua falta de confiança, segundo a empresa;

11 – Como é que desvalorizaria o preço [elevado] desta caneta? Quem quer trabalhar como gestor da rede logística global da Apple tem de ser um mestre das vendas: e para o provar, na entrevista de emprego, tem de responder a questões como esta

12 – Um cliente telefona e pede-lhe ajuda. Tem um computador antigo, que é essencialmente um tijolo. O que faz? Quem quiser ser um consultor do serviço ao domicílio da Apple poderá deparar-se com esta questão na entrevista de emprego.

13 – É inteligente? A pergunta, que pode deixar muitos desconfortáveis, é feita aos candidatos à posição de engenheiros de construção na empresa norte-americana

14 – Quais são os seus fracassos, e o que aprendeu com eles? Admitir os erros também é importante para a Apple: em particular para os candidatos a gestor de software da empresa.

15 – Já alguma vez discordou de uma decisão de um gestor e como é que abordou a discordância? Dê um exemplo específico e explique como retificou essa discordância, qual foi o resultado final, e como esse indivíduo o descreveria atualmente. Outra pergunta para o qual se podem ir começando a preparar aqueles que querem trabalhar como engenheiros de software da Apple.

16 – Coloca um copo de água num gira-discos e começa lentamente a aumentar a velocidade. O que acontece primeiro – o copo desliza, cai para o lado ou a água salta do copo? O problema é colocado aos candidatos à posição de engenheiros mecânicos da Apple. 

17 – Diga-me algo que tenha feito na sua vida de que esteja particularmente orgulhoso. Aos candidatos à posição de gestor de engenharias de software da Apple, fica o aviso: estudem bem o vosso passado.

18 – Por que razão o devíamos contratar? A pergunta é habitualmente à posição de engenheiros de software séniores da empresa.

19 – É criativo (ou criativa)? Fale de algo criativo de que se consiga lembrar. Aos candidatos à vaga de engenheiros de software da Apple, pode surgir este desafio durante a entrevista de emprego.

20 – Descreva uma experiência humilhante. Quem quer vir a trabalhar como especialista de retalho da Apple pode ir pensando em desafios como estes.

21 – O que é mais importante: resolver o problema de um cliente ou criar uma boa experiência para o cliente? Esta é uma pergunta habitualmente feita aos candidatos à vaga de at-home advisor da Apple.

22 – Porque razão mudou a Apple de nome: de Apple Computers Incorporated para Apple Inc.?  A pergunta é feita aos candidatos a specialist da Apple, que têm de saber tudo sobre a empresa, para trabalhar na assistência técnica aos clientes.

23 – Parece bastante positivo, que tipos de coisas o desanimam? Os candidatos a Family Room Specialist têm de saber responder a perguntas como estas para trabalhar na empresa.

24 – Mostre-me como mostraria a um cliente que está a disposto a ajudá-lo, utilizando apenas a voz. O desafio é feito aos candidatos à vaga de College at-home advisor.É em part-time, destinado a estudantes universitários, que têm de “responder às questões dos clientes – via telefone ou via chat” – sobre os produtos, serviços e acessórios (tanto software como hardware) da empresa”, como se no site da Apple.

25 – O que é que o traz aqui hoje? Esta é daquelas com rasteira: e habitualmente colocadas nas entrevistas de emprego para a posição de engenheiros de software da Apple.

26 – Perante um tipo de aplicação do iTunes que descarregue muitas imagens que ficaram esquecidas ao longo do tempo, que estratégia usaria para fazer a limpeza das imagens em desuso ao longo do tempo? Quem sonhar com o cargo de engenheiro de software na Apple pode ir pensando nesta questão.

27 – Se te é dada uma jarra com uma mistura de moedas perfeitas e outras com defeito, e tiras uma, e a atiras ao ar 3 vezes, calhando a sequência específica cara, cara, coroa, quais são as probabilidades de teres tirado uma moeda perfeita ou com defeito? O problema é colocado aos candidatos à posição de analista líder da empresa.

28 – Qual foi o seu melhor dia nos últimos quatro anos? E qual foi o pior? Quem for a uma entrevista de emprego para a posição de gestor de projetos de engenharia da Apple pode ter de enfrentar estas duas perguntas. Quem for contratado terá de ajudar a definir abordagens e soluções técnicas nos projetos da empresa, supervisionando também a execução dos mesmos.

29 – Quando entre na Apple Store [loja da empresa], enquanto cliente, em que repara, ou como se sente? A pergunta é feita aos candidatos a specialist da empresa. É caso para dizer: se quer dar assistência técnica aos clientes, coloque-se na pele deles. 

30 – Por que razão pretende juntar-se à Apple e do que é que sentirá saudades se deixar o seu emprego para se juntar à empresa? Candidatos a engenheiros de software da Apple: cuidado com as respostas taxativas e cliché.

31 – Como testaria a sua aplicação favorita? A pergunta é feita aos candidatos à posição de Software Quality Assurance Engineers – isto é, aos candidatos a engenheiros responsáveis por assegurarem a qualidade dos softwares da empresa.

32 – O que gostaria de estar a fazer daqui a 5 anos? A perspetiva de futuro dos candidatos a engenheiros de software da Apple é outra das preocupações da empresa.

33 – Como testaria uma torradeira? Esta pergunta é feita, em regra, aos que se candidatam ao cargo de engenheiros responsáveis pela certificação da qualidade dos softwares da Apple