Uma ilha vulcânica japonesa, situada no Mar das Filipinas, aumentou 12 vezes de tamanho em apenas 2 anos, relata o Japan Today. O anúncio foi feito a 17 de novembro pelas autoridades japonesas. A ilha vulcânica, nomeada pelos cientistas como ilha Niijima, mede agora 1,9 quilómetros de este a oeste, 1,95 quilómetros de norte a sul, e tem uma altura de cerca de 100 metros. 

A ilha de Niijima nasceu em novembro de 2013, quando um vulcão submarino entrou em erupção junto à ilha vizinha de Nishinoshima, criando um território vulcânico que rapidamente aumentou de tamanho: no fim de 2014, segundo o guia Atlas Obscura, já tinha ultrapassado o tamanho da ilha de Nishinoshima.

Um responsável do Instituto de Tecnologia de Tokyo afirmou ao Japan Today que as erupções vulcânicas deverão continuar nos próximos tempos. Segundo o Atlas Obscura, a ilha vulcânica continua a expelir fumaça e lava incandescente,e os cientistas que a monitorizam afirmam que a erupção deve continuar até que outra pequena ilha surja no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR