O Canal do Panamá estimou, esta terça-feira, em um milhão de dólares as perdas pela paralisação nas obras de ampliação devido a uma greve de 24 horas convocada por vários sindicatos e apoiada por 8.000 trabalhadores.

“Esta paralisação prejudica muito, não apenas o Canal, mas também o país, dado que por cada dia que o projeto para, se calculam perdas em um milhão de dólares”, indicou a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), num comunicado ao qual a agência Efe teve acesso.

A entidade considera, além disso, “extremamente preocupante” a decisão do Sindicato Único de Trabalhadores da Construção e Similares (Suntracs) de participar na greve, convocada em todo o país pela Frente Nacional pela Defesa dos Direitos Económicos e Sociais (Frenadeso).

A ACP indicou que o programa global da ampliação se encontra executado em 94%, pelo que tudo indica que possa ser concluído em abril. A obra de ampliação arrancou em 2007, com um investimento global de 5.250 milhões de dólares. Atualmente, seis por cento do comércio mundial passa pelo Canal do Panamá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR