Uma estrada em Santa Clarita, na Califórnia, passou de uma via perfeitamente normal para um autêntico cenário de destruição digno de filmes catastróficos. E tudo em menos de 4 horas. O problema é que ninguém sabe o que aconteceu.

Basicamente, 60 metros desta estrada literalmente levantaram-se do solo, no último dia 10 de novembro, com outras partes a ficarem retorcidas nos dias a seguir. Existem agora zonas repletas de fissuras e outras que se elevaram até 4.5 metros.

Normalmente, uma situação destas ocorre como consequência de movimentos abruptos e intensos debaixo do solo provocados por terramotos ou tempestades graves. Mas os geólogos, neste caso, já descartaram essa possibilidade, avança o site Science Alert.

Um geólogo da Universidade da Califórnia, Jeremy Boycetold, já veio a público, em declarações ao canal CBS, esclarecer que “não houve nenhuma grande tempestade que tenha provocado isto”. Apesar de não saber explicar com precisão este acontecimento, o professor não deixou escapar esta oportunidade para mostrar aos seus alunos este caso raro de geologia: “Quando pensamos sobre geologia, pensamos sobre os processos que acontecem ao longo de milhões e biliões de anos, por isso a oportunidade de trazer os estudantes para ver algo que aconteceu em algumas horas dá-lhes a ideia que, não só a geologia não demora eternidades, como pode acontecer quase instantaneamente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por ser um caso tão raro e misterioso a comunidade científica já se desdobra em hipóteses. Mas a que tem ganho mais força é a de que a estrada ficou neste estado devido a um deslizamento de terras progressivas nas colinas circundantes. Aliás, anteriormente, algumas imagens de satélite já tinham mostrado alterações significativas na configuração destas colinas devido, provavelmente, à saturação provocada pelas grandes quantidades de água em determinados locais.

Aqui ficam algumas imagens da zona captadas por um drone: