Até agora, o ActivoBank era o único banco que não cobrava comissões nas operações do dia-a-dia, como revelou a análise do Observador em março passado. O Banco CTT, cuja atividade arrancou nesta sexta-feira, embora reservada aos funcionários do banco e dos CTT, vem fazer-lhe concorrência.

Tal como no ActivoBank, que pertence ao Millennium bcp, a conta base do Banco CTT não tem comissões de abertura nem de manutenção. O cartão de débito, que pode ser usado na rede Multibanco, é gratuito.

Esta conta à ordem permite “a realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais sem quaisquer custos adicionais e sem restrição quanto ao número de operações”, lê-se no preçário da nova instituição. As transferências para contas noutros bancos também são isentas de custos se efetuadas através da rede Multibanco ou do serviço de banca eletrónica. Os CTT registaram o domínio bancoctt.pt, ainda não ativo, e terão uma aplicação para aparelhos móveis.

Excluindo os colaboradores, o Banco CTT só abrirá as portas ao público durante o primeiro trimestre de 2016. Serão precisos 100 euros para abrir conta, enquanto o ActivoBank exige 250 euros na sua conta simples para adultos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se está a ponderar abrir uma conta bancária económica para o quotidiano, pode valer a pena esperar. Até ao final de março, o banco promete oferecer os serviços bancários em mais 50 lojas CTT, o que bate os 14 locais de atendimento do ActivoBank. Os balcões do ActivoBank funcionam em horário alargado, normalmente das 10 horas às 20 horas, de segunda a sábado.

O Banco CTT vai disponibilizar uma oferta de produtos simples e claros para os seus clientes, numa lógica de baixo custo e de utilidade.

in comunicado de imprensa dos CTT

Até ao momento, o preçário do Banco CTT não prevê um cartão de crédito. O ActivoBank tem dois cartões de crédito sem anuidades, o Classic Visa e o Blue Amex. Também não são conhecidos os produtos de aforro e as taxas de juro a praticar pela nova instituição financeira.

Além do ActivoBank e do Banco CTT, é possível cortar os custos bancários noutros bancos através de adesão a uma conta ordenado ou aumentando o envolvimento bancário, isto é, fazendo créditos ou transferindo aplicações financeiras.