O cargo de chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto vai ser ocupado por Leonor Ribeiro da Silva, que foi assessora do ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou o autarca.

Rui Moreira revelou também que Frederico Fernandes vai liderar a empresa Águas do Porto, onde era administrador executivo.

Substituem, respetivamente, Azeredo Lopes, que é agora ministro da Defesa Nacional, e João Pedro Matos Fernandes, que passa a tutelar a pasta do Ambiente no Governo de António Costa.

O presidente da Câmara do Porto revelou que Leonor Ribeiro da Silva, que foi assessora de Durão Barroso quer no Governo, quer em Bruxelas, começará a desempenhar o cargo de chefe de gabinete a 01 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É uma pessoa do Porto que conheço há muitos anos. Aceitou o convite, o que nos dá garantias de termos na nossa equipa uma pessoa importante porque um chefe de gabinete tem um papel muito relevante”, disse Rui Moreira acerca da escolha de Leonor Ribeiro da Silva.

Já sobre a liderança das Águas do Porto, Rui Moreira avançou que para substituir o novo ministro do Ambiente, Matos Fernandes, vai ser nomeado Frederico Fernandes que atualmente é administrador desta entidade e que será anunciada “nos próximos dias” a recomposição do conselho de administração.

O presidente da câmara do Porto falava à margem da inauguração das obras de requalificação das piscinas de Campanhã, tendo sido convidado a comentar as escolhas de António Costa para os ministérios da Defesa e do Ambiente.

“Azeredo Lopes é um especialista em política internacional com provas dadas. Tem-se vindo a debruçar sobre a questão dos conflitos assimétricos. É muito importante essa visão geoestratégica principalmente para um país como Portugal que é um país de fronteira da União Europeia”, disse Rui Moreira.

“Matos Fernandes fez um papel extraordinário na APDL [Administração dos Portos de Douro e Leixões]. Fez pelo Porto de Leixões muito. Resolveu [nas Águas do Porto] muito rapidamente em dois anos um conjunto de questões. Tenho a certeza que será na área do Ambiente um ministro excecional que olhará com muita atenção para as necessidades do país”, acrescentou o autarca.

Rui Moreira sintetizou mesmo que “se faziam parte da equipa da câmara são pessoas fantásticas” e considerou que “é muito relevante que o Porto tenha quatro ministros neste Governo”.