Os dois homens que a polícia alemã deteve quinta-feira em Berlim por suspeitas de preparação de um atentado terrorista foram hoje postos em liberdade por não terem sido encontradas provas do respetivo envolvimento, disse fonte oficial.

Um porta-voz da polícia alemã lembrou que a detenção ocorreu depois de ter sido detetado um automóvel suspeito na sequência de uma investigação a uma mesquita e a um centro cultural em Berlim, veículo que as forças de segurança locais julgaram conter explosivos, o que não veio a confirmar-se.

As autoridades alemãs relacionaram os dois suspeitos, um sírio de 28 anos e um tunisino de 46, com a organização terrorista Estado Islâmico (EI) e consideraram-nos “potencialmente perigosos”.

Segundo as informações difundidas por vários órgãos de comunicação social alemães, as suspeitas iniciais apontavam para a ideia de que os dois suspeitos planeavam transportar os explosivos para Dortmund (leste da Alemanha) para perpetrar um atentado terrorista.

Face aos receios de uma explosão, a vistoria feita ao automóvel, o que obrigou à evacuação das pessoas de todos os edifícios num raio de 300 metros em redor, acabou por não confirmar as suspeitas.

A mesquita investigada, situada no bairro berlinês de Charlottenurg, não está sob observação permanente dos organismos de segurança alemães.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR