A primeira edição do Portugal Fit decorre este fim de semana, no Meo Arena, em Lisboa, num evento aberto ao público em geral, que vai apresentar várias aulas de desporto em grupo, conferências e até competições.

Aulas de Zumba ou Body Combat, à espera de 3.000 participantes, são alguns dos pontos altos do programa, disse o organizador do evento, André Manz, em declarações à agência Lusa.

“O que queremos fazer das ‘master classes’ são verdadeiros concertos. Mesmo as pessoas que não têm acesso às primeiras aulas vão poder desfrutar de um espetáculo. Na verdade, nunca tivemos tanta gente nas ‘master classes’. Em Aveiro ou em Espinho, tivemos no máximo 1.500”, explicou o diretor-geral da Manz.

O Portugal Fit nasce de um evento já com 20 anos de existência, uma convenção para profissionais da área do desporto, que decorria habitualmente em Aveiro.

“Numa fase inicial, era um evento para profissionais. Uma convenção de ‘fitness’, onde trazíamos professores do mundo inteiro para dar ‘workshops’. Tudo o que acontecia de novo no mercado dos ginásios, nós trazíamos para esse encontro”, recordou André Manz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma série de iniciativas paralelas que foram criadas em redor desta convenção, como a venda de material desportivo ou a apresentação de novas modalidades, começaram a atrair os frequentadores dos ginásios, que acompanhavam os seus instrutores.

A convite do Meo Arena, em 2015, a convenção veio para Lisboa, ocupando todos os espaços da sala do Parque das Nações, e com acesso ao público em geral.

“O evento deu um salto enorme do ano passado para este. Ganhou um novo nome, que é o Portugal Fit, e, sob esse chapéu, temos uma série de outros eventos, entre eles, o campeonato de ‘crosstraining’, a taça Rebolo de cultura física com 400 culturistas, e o ‘showcooking”, afirmou o diretor-geral da Manz.

Quem adquirir um bilhete – que custa 17 euros para um dia e 26 euros para os dois – pode ainda ter acesso à feira de oportunidades de máquinas, suplementos ou roupa, a vários pontos de animação e a palestras sobre vida saudável, que ocorrem durante a manhã.

“Estamos à espera de levar entre 15 a 20 mil pessoas durante o fim de semana”, salientou André Manz, acrescentando que a convenção para profissionais está esgotada e a venda de bilhetes decorre dentro do previsto.

A organização espera a chegada de vários grupos estrangeiros, vindos da Europa – Finlândia, Itália, França, Luxemburgo, Espanha – e também de países lusófonos. O Portugal Fit decorre sábado, entre as 11h00 e as 23h00, e domingo, entre as 11h00 e as 21h00.