O fortalecimento de cooperação e a gestão do fluxo migratório vão dominar a cimeira de domingo entre União Europeia (UE) e Turquia, que decorrerá em Bruxelas e na qual marcará presença o primeiro-ministro português, António Costa.

Previsto para durar três horas, o encontro extraordinário juntará chefes de Estado e do Governo europeus com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu.

Na agenda estará o plano de ação conjunto UE/Turquia sobre migração, assim como o avanço no processo de facilitação de vistos, a implementação de acordos de readmissão e o retomar do diálogo sobre o processo de adesão da Turquia à UE.

Prevista está a oficialização do fundo de três mil milhões de euros para ajuda de refugiados sírios que se encontram na Turquia.

A conferência de imprensa conjunta do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker e o chefe do governo turco deverá decorrer pelas 19:15 locais (18:15 de Lisboa).

A 12 de novembro, após a cimeira euro-africana sobre migrações, em Malta, Tusk já tinha anunciado que até ao final de 2015 decorreria um encontro entre os países da União Europeia (UE) e a Turquia.

Na mesma ocasião, Juncker indicou que para o pacote total de três mil milhões de euros de fundos para a Turquia, os Estados-membros teriam que avançar com 2,5 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR