Maria Vasconcelos, uma atriz portuguesa a viver na Alemanha, descobriu uma oportunidade — e aproveitou-a. Tem feito sucesso em Berlim com o espetáculo de teatro Os Carneirinhos, dedicado a crianças entre os seis meses e os três anos, chegando a esgotar nas apresentações ao público.

“Apercebi-me rapidamente que não havia teatro para bebés em Berlim e tive alguma sorte porque acho que o espetáculo se tornou viral devido às redes sociais”, explicou à Lusa a atriz.

Além das exibições abertas ao público, Maria Vasconcelos apresenta a peça diariamente em várias creches da capital alemã, para onde se mudou há cerca de dois anos.

Durante o espetáculo no jardim de infância Kita Jurella Am Park, em Berlim, as crianças sentaram-se no chão curiosas e sossegadas e, durante 30 minutos, acompanharam a história interativa e fixaram os olhos nos adereços que iam saindo de duas malas e criando a paisagem de um lugar onde vivem os carneirinhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Gostei muito porque ela usa materiais muito simples e trabalha o movimento dos tecidos e a música acompanha todo o espetáculo. É impressionante como ela conseguiu mantê-los tão calmos, apesar de eles serem tão novos”, disse Katrin Beier, educadora de infância.

“Este conceito de estar sentado a ver qualquer coisa é uma coisa nova. O facto de eles ficarem naturalmente sentados, a observar e de brincarem comigo apenas nos momentos de interação e depois conseguirem voltar a sentar-se para ficarem a ver é já uma grande conquista, sem ter de lhes pedir nada, apenas através do jogo dramático”, explicou a atriz à agência Lusa em Berlim.

A atriz refere que o teatro para bebés ajuda a criar hábitos culturais nas crianças desde cedo, estimulando-as a nível sensorial e cognitivo, contribuindo também para “um bem-estar, calma, alegria, tranquilidade e descoberta de que eles são capazes de estar em paz e em sossego”, explicou.

O espetáculo assenta na simplicidade do dia-a-dia e aposta nas atividades que os bebés conhecem: “o comer, o dormir, a água, os sons se forem calmos e melódicos, as palavras universais como mamã e papá. Como eles se identificam com estas pequenas ações, é aí que conseguimos prender a atenção deles”, acrescentou Maria Vasconcelos.

A atriz apresenta este domingo o espetáculo ao público em Berlim e nos dias 5 e 6 de dezembro vai fazer uma exibição em Lisboa, no Teatro das Marionetas. Os bilhetes para as apresentações nas duas cidades estão esgotados.

Maria Vasconcelos tem já um novo espetáculo em criação que se vai chamar “Manuel”, a estrear em 2016. “É uma homenagem ao ambiente rural português, ao ambiente da minha infância, da terra dos meus pais, Trás-os-Montes e ao Minho”, revela a atriz.