Os repetidos erros no computador do avião, causados por uma falha mecânica, levaram o piloto a perder controlo do aparelho, indicou o Comité Nacional de Segurança de Transportes da Indonésia, numa conferência de imprensa em Jacarta, segundo o Channel NewsAsia.

O relatório final apresentado hoje estabelece que o computador de bordo falhou quatro vezes antes de a aeronave entrar “num estado de bloqueio prolongado, além da capacidade de recuperação da tripulação”.

O voo QZ8501 da AirAsia partiu de Surabaia, na ilha de Java, na madrugada de 28 de dezembro de 2014, com 162 pessoas a bordo e tinha aterragem prevista em Singapura, uma hora mais tarde.

O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio, quando o piloto solicitou autorização à torre de controlo para subir de 32.000 para 38.000 pés, de modo a evitar uma tempestade com que se tinha cruzado.

A torre de controlo deu autorização mas o avião virou à esquerda, subiu até aos 37.400 pés em 30 segundos e imediatamente desceu para os 32.000 novamente em 30 segundos, antes de começar a cair em direção ao mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR