A GNR de Faro anunciou a apreensão de 695 pés de canábis e de cogumelos alucinogénios, produtos que eram cultivados por um homem, entretanto detido, numa habitação situada numa zona rural próximo de São Brás de Alportel.

Em conferência de imprensa realizada hoje, o comandante do destacamento territorial de Faro da GNR, Filipe Mendes, adiantou que se trata da maior apreensão de droga feita pela GNR no Algarve desde o início deste ano, frisando que resultou de uma investigação que decorria há cerca de quatro meses.

Além dos pés de canábis e dos cogumelos, estavam na habitação 11.400 doses individuais de cocaína e uma quantidade não especificada de MDMA, droga que, no seu conjunto, valeria no mercado umas “largas dezenas de milhares de euros”, referiu aquele responsável aos jornalistas.

A GNR vai agora apurar se o homem fazia venda direta da droga, sendo certo que, no que respeita à canábis, o processo era todo feito pelo agora detido, desde a germinação, até ao processo de maturação, secagem, preparação e embalamento da droga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem, de 31 anos, não tinha emprego e dedicava-se, alegadamente, não só ao tráfico de canábis, como de outro tipo de drogas, referiu a GNR.

As plantas de canábis estavam espalhadas por duas divisões da casa, onde foi também encontrado diverso material para apoio ao cultivo das plantas, nomeadamente, temporizadores, lâmpadas e extratores de odor.

Segundo o comandante do destacamento territorial de Faro da GNR, é a primeira vez que aquele destacamento apreende cogumelos alucinogénios, que, neste caso, estavam ainda a germinar, mas também uma quantidade já pronta para consumo.

A droga vai agora ser encaminhada para o Laboratório de Polícia Científica e só depois deverá ser destruída, concluiu.